COLAGEM DE FRAGMENTO DENTÁRIO E RECUPERAÇÃO DO ESPAÇO BIOLÓGICO POR AUMENTO DE COROA CLÍNICA: UM ACOMPANHAMENTO DE 2 ANOS

Autores

  • Alexandre Pires Silva
  • Antonio Vinicius Holanda Barbosa
  • Bruno César Vasconcelos Gurgel

Resumo

Introduçáo: O espaço biológico ou distância biológica é uma constante fisiológica que compreende a inserçáo das fibras conjuntivas supracrestais e o epitélio juncional. Várias circunstâncias patológicas podem ter como conseqüência a invasáo desse espaço, como por exemplo, as fraturas dentais coronárias, sejam elas por trauma ou por restaurações debilitadas que sofrem algum tipo de interferência. Objetivo: O objetivo deste trabalho é mostrar, na forma de relato clínico, a conduta que deve ser tomada para realizar a reabilitaçáo do paciente, preservando o elemento dentário. Métodos: Paciente do gênero masculino, adulto, que procurou atendimento relatando fratura coronária do elemento 12. Foi realizado exame clínico onde se confirmou a invasáo do espaço biológico. Resultados: O seu restabelecimento foi obtido por meio de cirurgia periodontal com finalidade de aumento de coroa clínica, pela técnica da gengivectomia com bisel interno associada à osteotomia e osteoplastia. O fragmento foi reposicionado e colado com resina composta. Após uma semana, o tratamento endodôntico foi concluído. Com o propósito de proporcionar maior resistência mecânica, foi removido 2/3 do material obturador do interior do canal e um pino de fibra de vidro foi cimentado com cimento dual e o caso acompanhado por dois anos. Conclusáo: Desta forma, fica clara a importância das diversas áreas da Odontologia na elaboraçáo de plano de tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente, visando sua reabilitaçáo de forma interdisciplinar.

 

Palavras-chave: Cirurgia periodontal; fratura coronária; estética dental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

13-03-2012

Como Citar

SILVA, A. P.; BARBOSA, A. V. H.; GURGEL, B. C. V. COLAGEM DE FRAGMENTO DENTÁRIO E RECUPERAÇÃO DO ESPAÇO BIOLÓGICO POR AUMENTO DE COROA CLÍNICA: UM ACOMPANHAMENTO DE 2 ANOS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1617. Acesso em: 29 mar. 2024.