PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E SEUS DIFERENTES NÍVEIS DE SEVERIDADE EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Ana Beatriz Fernandes Azevedo
  • Cibele Oliveira de Melo Rocha
  • Camila Maria Bastos Machado de Resende
  • Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira

Resumo

Introduçáo: As Disfunções temporomandibulares (DTMs) incluem todos os distúrbios funcionais do sistema mastigatório que envolvem a musculatura, as articulações temporomandibulares (ATMs) e estruturas adjacentes. A prevalência relatada na literatura é bastante controversa, variando de 10% a até 60% em relaçáo à presença de sinais e sintomas na populaçáo em geral. Objetivo: Verificar a epidemiologia de DTM no curso de Odontologia da Universidade federal do Rio Grande do Norte. Métodos: A amostra foi constituída de 90 alunos que responderam o Protocolo de Fonseca para o diagnóstico da presença e grau de Disfunçáo, sendo estes 43 do sexo masculino e 47 do sexo feminino. Resultados: De acordo com o questionário, 58,9% dos estudantes apresentaram DTM, sendo 73,6% com DTM leve, 20,7% com DTM moderada e 5,7% com DTM severa. Dos indivíduos com Disfunçáo, 45,28% sáo do sexo masculino, enquanto 54,71% do sexo feminino. Conclusáo: Dentro das limitações do estudo, pode-se concluir que há uma alta prevalência de DTM entre os indivíduos da amostra estudada, assim como uma maior prevalência da disfunçáo no sexo feminino, o que corrobora a literatura.

 

Palavras-chave: Transtornos da Articulaçáo Temporomandibular, Prevalência, Disfunçáo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

13-03-2012

Como Citar

AZEVEDO, A. B. F.; ROCHA, C. O. de M.; RESENDE, C. M. B. M. de; OLIVEIRA, Ângelo G. R. da C. PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E SEUS DIFERENTES NÍVEIS DE SEVERIDADE EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1619. Acesso em: 20 abr. 2024.