HUMANIZAÇÃO: O OLHAR DOS USUÁRIOS ACERCA DE ACOLHIMENTO E AMBIÊNCIA EM UM SERVIÇO ODONTOLÓGICO
Resumo
Introduçáo: Humanizaçáo compreende, entre outras, as dimensões de acolhimento e ambiência. O primeiro refere-se à relaçáo usuário-profissional-serviços de saúde. Já ambiência relaciona-se ao espaço físico entendido como espaço social. Objetivo: conhecer a percepçáo de usuários acerca da ambiência e acolhimento nas salas de espera e clínicas multidisciplinares do Departamento de Odontologia da UFRN. Métodos: O CEP-HUOL aprovou o estudo sob o protocolo 529/11. Entrevistaram-se 34 usuários. As respostas foram categorizadas e analisadas através do discurso do sujeito coletivo. Resultados: Consulta clínica e exame radiográfico, respectivamente, 73% e 15% sáo os principais motivos para a procura dos serviços odontológicos na UFRN. 64% dos entrevistados consideram as salas de espera do departamento de odontologia como “boa”, alegando serem ventiladas e possuírem cadeiras. Em contrapartida 21% as consideram monótonas, deprimentes, quentes e mal ambientadas. 76% dos usuários alegaram necessidade de mudança no ambiente da sala de espera. Dentre as sugestões estavam ter mais conforto, material informativo e lazer. Os entrevistados mostraram-se 100% satisfeitos com o atendimento e atençáo dispensada pelos discentes. Conclusáo: Espera-se que os resultados possam incitar reflexões sobre o assunto e que a discussáo envolvendo usuários, discentes, docentes e gestores possa reduzir os pontos negativos e aumentar a satisfaçáo dos pacientes considerando que condições adequadas na sala de espera deveráo refletir de forma favorável no tratamento.
Palavras-chave:: Humanizaçáo; Acolhimento; Odontologia.