AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE SELADORA DO CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO FOTOPOLIMERIZÁVEL E AGREGADO TRIÓXIDO MINERAL EM PERFURAÇÕES DE FURCAS

Autores

  • Guilherme Vaccari Machado Rocha da Silva
  • Anna Carolina Pereira Alves Pinheiro
  • Marcílio Dias Chaves de Oliveira

Resumo

Introduçáo: Sabe-se que a capacidade seladora e a adapataçáo amrginal de um material sáo de extrema importância para o sucesso clínico de todo procedimento odontológico restaurador e endodôntico. Objetivo: Comparar a capacidade seladora do agregado de trióxido mineral e do cimento de ionômero de vidro fotopolimerizável, quando usados no reparo de perfurações de furcas, associados ao emprego de uma matriz interna. Métodos: Foram empregados 40 molares inferiores humanos extraídos. Os dentes foram fixados em blocos preparados com gesso e raspas de madeira que, posteriormente, tiveram as furcas perfuradas com brocas esféricas. No interior das perfurações, além do limite do tecido dental, foi colocada uma matriz interna de hidróxido de cálcio/veículo lipossolúvel. Depois, os dentes foram divididos, aleatoriamente, em dois grupos, sendo que no primeiro as perfurações foram seladas por MTA e, no segundo, por Ionômero de vidro fotopolimerizável. Suas superfícies foram posteriormente impermeabilizadas, deixando livre a regiáo da perfuraçáo, e entáo, mergulhados em nanquim durante 48 horas. Passado este período as impermeabilizações foram removidas e os dentes diafanizados. Após essa fase, as infiltrações foram medidas com auxílio de um estereomicroscópio e os resultados obtidos analisados através de testes estatísticos. Resultados: As perfurações que foram reparadas com o MTA permitiram menor infiltraçáo do corante do que as reparadas com o ionômero de vidro fotopolimerizável, com diferenças estatisticamente significativas (p<0,001). Conclusáo: Pode-se concluir que ambos materiais permitiram infiltraçáo do corante, sendo que o MTA mostrou ser melhor material que o Ionômero de vidro, na situaçáo empregada.

Palavras-chave: Endodontia; Materiais dentários; Adaptaçáo marginal.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

13-03-2012

Como Citar

SILVA, G. V. M. R. da; PINHEIRO, A. C. P. A.; OLIVEIRA, M. D. C. de. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE SELADORA DO CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO FOTOPOLIMERIZÁVEL E AGREGADO TRIÓXIDO MINERAL EM PERFURAÇÕES DE FURCAS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1629. Acesso em: 29 mar. 2024.