LESÕES DE CÉLULAS GIGANTES DOS OSSOS GNÁTICOS: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS EM UM SERVIÇO DE ANATOMIA PATOLÓGICA

Autores

  • Mariana Cabral Moreno
  • Felié Rodrigues de Matos
  • Roseana de Almeida Freitas

Resumo

Introduçáo: A lesáo periférica de células gigantes (LPCG) é uma lesáo proliferativa da gengiva ou mucosa alveolar em resposta a irritantes locais, enquanto a lesáo central de células gigantes (LCCG) de localizaçáo intra-óssea é uma proliferaçáo náo neoplásica de etiologia desconhecida, ocorrendo em maxila e mandíbula. Embora compartilhem aspectos histopatológicos, divergem entre si quanto ao comportamento clínico, sendo a LPCG de crescimento lento, sem atingir comumente grandes dimensões nem reabsorver osso adjacente e a LCCG com evoluções distintas classificadas em náo agressivas (crescimento lento, assintomático, náo recidivantes) e agressivas (crescimento rápido, sintomático, com perfuraçáo da cortical vestibular, recidivantes). Objetivo: Realizar um estudo epidemiológico dos casos de LPCG e LCCG diagnosticados no Serviço de Anatomia Patológica da Disciplina de Patologia Oral/UFRN. Métodos: Métodos: analisar os prontuários de pacientes diagnosticados no período de 1970 a 2010. Resultados: Foram identificados 123 casos de LPCG e 78 de LCCG em 10.922 biópsias da cavidade oral registradas no Serviço supracitado, revelando uma freqüência de 1,1% e 0,7%, respectivamente. Ambas as lesões foram mais comuns em mulheres, leucodermas, entre 11 a 30 anos de vida, sendo a LPCG mais comum em maxila e a LCCG em mandíbula. Radiograficamente, a maioria das LCCG apresentou aspectos de lesões náo agressivas. Conclusáo: Estes resultados indicam que as características clínicas e radiográficas das LPCG e LCCG analisadas sáo semelhantes àquelas publicadas na maioria dos relatos da literatura. Palavras-chave: lesáo periférica de células gigantes; histopatológico; lesáo central de células gigantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

13-03-2012

Como Citar

MORENO, M. C.; DE MATOS, F. R.; FREITAS, R. de A. LESÕES DE CÉLULAS GIGANTES DOS OSSOS GNÁTICOS: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS EM UM SERVIÇO DE ANATOMIA PATOLÓGICA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1660. Acesso em: 25 abr. 2024.