PRÁTICAS ERGONÔMICAS NO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA DA UFRN: IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES

Autores

  • Micarla Julia Dantas dos Santos
  • Cristiane Assunção da Costa Cunha Mafra
  • Iris do Céu Clara Costa

Resumo

Objetivo: Estudo transversal que investigou conhecimento e uso de princípios ergonômicos em 178 participantes em atividades clínicas no curso de Odontologia da UFRN, além da ocorrência de sintomatologia dolorosa no pescoço, ombros, parte superior-inferior das costas, cotovelos, quadris, coxas, joelhos, tornozelos e pés nos mesmos através do questionário nórdico que mensura o índice de severidade dos sintomas. Métodos: A pesquisa foi submetida ao CEP-UFRN e aprovada sob o protocolo 433/10. Utilizou-se o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versáo 17.0 para avaliaçáo dos dados com determinaçáo de médias, desvio-padráo para variáveis quantitativas, freqüências simples e relativas para variáveis categóricas, além da estatística de associaçáo entre grupos (teste t) e análise de associaçáo do quiquadrado com nível de significância 5% entre variáveis (Person). Resultados: Os resultados evidenciaram que as práticas ergonômicas náo sáo efetuadas, apontando que as mulheres foram mais acometidas pelos sintomas, independente do nível acadêmico cursado. Demonstraram que pescoço, parte inferior das costas, punhos, máos e ombros tiveram maior grau de severidade da sintomatologia, com significância estatística p<0,001 para todas. Conclusáo: Conclui-se da necessidade de tomadas de decisáo acadêmica para a utilizaçáo de medidas ergonômicas que possam prevenir e/ou retardar sintomatologia dolorosa em alunos que se encontram em pleno processo formativo. Palavras-chave: ergonomia; doenças ocupacionais; segurança no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

13-03-2012

Como Citar

DOS SANTOS, M. J. D.; MAFRA, C. A. da C. C.; COSTA, I. do C. C. PRÁTICAS ERGONÔMICAS NO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA DA UFRN: IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1667. Acesso em: 28 mar. 2024.