TERAPIA FOTODINÂMICA: AÇÃO DE AZUL DE METILENO E AZUL DE TOLUIDINA ATIVADOS POR LUZ HALÓGENA FRENTE À CULTURAS BACTERIANAS ORAIS MULTIESPÉCIES.

Autores

  • Annie Karoline Bezerra de Medeiros
  • Emanuelle Dayana Vieira Dantas
  • Hugo José Correia Lopes
  • Kenio Costa de Lima

Resumo

Introduçáo: A terapia fotodinâmica (TFD) corresponde a um processo em que uma substância fotossensibilizante é ativada por uma luz em determinado comprimento de onda, produzindo espécies reativas capazes de causar a morte celular bacteriana. Objetivo: Avaliar a açáo, in vitro, da TFD frente a culturas planctônicas e sobre a formaçáo de biofilme, a partir de suspensões multiespécies obtidas de amostras de saliva. Métodos: Os corantes azul de toluidina (CT) e azul de metileno (CM) na concentraçáo de 100 mg/L foram ativados, durante 1 minuto, por luz halógena (600 a 750 nm) sobre culturas planctônicas multiespécies e submetidos a diferentes condições experimentais: 1. ativaçáo de CT e CM por luz halógena (TFD); 2. irradiaçáo e ausência de corantes; 3. sensibilizaçáo com CT e CM e ausência de luz; 4. ausência de irradiaçáo e de corantes (controle negativo) e 5. administraçáo de soluçáo de digluconato de clorexidina a 0,12% (controle positivo). A açáo da TFD e seu efeito sobre a formaçáo de biofilme foram verificados a partir do número de UFC/mL e de medidas de densidade ótica.  Os dados obtidos foram analisados estatisticamente através dos Testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney (α=5%). Resultados: A TFD com CT apresentou efeito antibacteriano mediato (p<0,001) e preveniu a formaçáo de biofilme (p=0,01). O CM reduziu em 86,6% o número de UFC/mL diante das suspensões, porém náo foi significativo (p > 0,05). Conclusáo: A TFD, nas condições deste estudo, apresentou açáo antimicrobiana in vitro frente a culturas planctônicas multiespécies e efeito preventivo frente à formaçáo de biofilme.

 

Palavras-chave: agentes corantes; fototerapia; bactérias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

13-03-2012

Como Citar

MEDEIROS, A. K. B. de; DANTAS, E. D. V.; LOPES, H. J. C.; LIMA, K. C. de. TERAPIA FOTODINÂMICA: AÇÃO DE AZUL DE METILENO E AZUL DE TOLUIDINA ATIVADOS POR LUZ HALÓGENA FRENTE À CULTURAS BACTERIANAS ORAIS MULTIESPÉCIES. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1670. Acesso em: 26 abr. 2024.