O IMPACTO DA PRÓTESE CONVENCIONAL E SOBREDENTADURA MANDIBULAR NA QUALIDADE DE VIDA E NA EFICIÊNCIA MASTIGATÓRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Danielle Bezerra de Farias
  • Poliana Medeiros Cunha Dantas
  • Rachel Gomes Cardoso
  • Adriana da Fonte Porto Carreiro

Resumo

Objetivo: O objetivo desta revisáo sistemática foi comparar a eficiência mastigatória e o impacto na qualidade de vida em pacientes edêntulos, reabilitados por prótese overdenture madibular sobre dois implantes. Métodos: A busca eletrônica foi realizada através do PubMed (MEDLINE) e Cochrane. A pesquisa foi realizada apenas em artigos de idiomas inglês, português e espanhol, empregando estratégias de busca específicas. Resultados: A pré-seleçáo resultou em trinta e sete artigos e desses, apenas oito cumpriram os critérios de inclusáo. Os estudos incluídos mostraram melhores resultados na qualidade de vida e na eficiência mastigatória em pacientes reabilitados com sobredentadura mandibular com dois implantes, quando comparados à prótese total convencional. Conclusáo: Existem poucos ensaios clínicos controlados e randomizados avaliando os efeitos da reabilitaçáo com overdenture mandibulares sobre a eficiência mastigatória e a qualidade de vida. Baseando-se na revisáo sistemática descrita, podemos concluir que a alternativa proposta estudada resulta em melhor qualidade de vida e eficiência mastigatória em pacientes com overdenture mandibular com dois implantes.

 

Palavras-chave: overdenture; implante; mandíbula; qualidade de vida.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

13-03-2012

Como Citar

FARIAS, D. B. de; DANTAS, P. M. C.; CARDOSO, R. G.; CARREIRO, A. da F. P. O IMPACTO DA PRÓTESE CONVENCIONAL E SOBREDENTADURA MANDIBULAR NA QUALIDADE DE VIDA E NA EFICIÊNCIA MASTIGATÓRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1680. Acesso em: 24 abr. 2024.