O PROJETO INTEGRADO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO ATUANTE: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE EXTENSÃO NA ÁREA DE TI
Resumo
O texto apresenta a experiência vivida no Projeto Integrado, uma forma de extensáo universitária para alunos dos cursos de Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Faculdade Estácio de Natal. O referido projeto se configura enquanto espaço acadêmico de integraçáo entre as disciplinas desses cursos, o aluno e a sociedade. O objetivo desta atividade, que ultrapassa a missáo conteudista de qualquer disciplina, é proporcionar ao aluno a prática de construçáo de uma proposta em TI afinada com as necessidades de uma empresa real, a fim de otimizar seus processos. Através da produçáo desse documento, ele passa a viver uma rotina interdisciplinar, instigante e recompensadora. Instigante, pois consegue integrar alunos de níveis de conhecimentos diferenciados pela via da criatividade, ao tentarem solucionar problemas investigados nas empresas escolhidas e otimizar os processos. Recompensador, por constituir-se como uma via de acesso ao mercado, já que um elevado número de empresas adotam as ideias desses iniciantes para melhoria de seus processos de informaçáo. Para tanto, preocupando-se com os riscos e atendendo às necessidades desses campos de investigaçáo, os alunos sentem-se motivados, pois buscam soluções para problemas das empresas através de um trabalho de equipe, de construçáo criativa. A ida ao campo de pesquisa os torna cada vez mais atentos aos detalhes que os problemas apresentam e, participar com suas ideias e experiências, torna o grupo um espaço onde as informações circulam num processo de crescimento movido pelas experiências já adquiridas e as recém-apreendidas. Os resultados mostram que uma porcentagem superior a 60% das propostas foram soluções para as empresas analisadas passando a ser prática delas.Palavras-chave: Tecnologia de Informaçáo. Proposta. Projeto Integrado. Empresas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
30-05-2012
Como Citar
COSTA, J. R. de A. da; FERREIRA, A. P. D. O PROJETO INTEGRADO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO ATUANTE: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE EXTENSÃO NA ÁREA DE TI. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1875. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Resumos