AVALIAÇÃO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS POR MEIO DA APLICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ARRANJOS PRODUTIVOS – SIMAP

Autores

  • Ricardo Pires de Souza
  • Hélio Roberto Hékis
  • Lucas Ambrósio B. de Oliveira
  • Jamerson Viegas Queiroz
  • Fernanda Maria Pereira Queiroz

Resumo

A gestáo do conhecimento para embasar as tomadas de decisões é fundamental para o desenvolvimento de um Estado, assim, o presente artigo tem como objetivo o monitoramento e a avaliaçáo de arranjos produtivos locais do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da aplicaçáo do Sistema de Monitoramento de Arranjos Produtivos – SIMAP. O estudo foi aplicado na disciplina de Sistema de Informações Gerenciais – SIG, do Curso de Engenharia de Produçáo da UFRN, através de um projeto de extensáo universitária, abrangendo a UFRN, a UFC e a UFERSA. A metodologia empregada consistiu na utilizaçáo de ferramentas de benchmarking para visualizar a atual situaçáo de alguns elos das cadeias estudadas. A hipótese defendida no trabalho está apoiada na falta de conhecimento do processo de tomada de decisões que necessitam de embasamento de informações confiáveis. Participaram do projeto de extensáo 32 alunos da graduaçáo e 01 aluno do programa de pós-graduaçáo em Engenharia de Produçáo em nível stricto sensu, sob a coordenaçáo do professor da disciplina SIG. Os discentes envolvidos no referido projeto escolheram um arranjo produtivo local para mapeamento e conhecimento dos elos da cadeia produtiva e atuaram diretamente em visitas às empresas selecionadas com o intuito de captar dados. Através do SIMAP, os dados foram processados e disponibilizados em relatórios gerenciais, demonstrando a real situaçáo das cadeias produtivas estudadas. Como resultados alcançados, foram mapeadas 07(sete) cadeias produtivas: Reciclagem; Poupa de Frutas; Gás Natural; Fast Food; Carcinicultura; Água Mineral e Metal-Mecânico. Cada cadeia produtiva mapeada gerou um artigo para publicaçáo em congresso ou periódicos. Como considerações finais, o trabalho apresentou a eficiência da metodologia escolhida para responder aos objetivos, demonstrando a atual situaçáo das empresas visitadas dentro de suas respectivas cadeias, auxiliando as tomadas de decisões para o desenvolvimento do Estado, além de aproximar os discentes do mercado de trabalho.
Palavras-chave: SIMAP. Arranjo Produtivo Local – APL. Cadeia Produtiva. Projeto de extensáo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

30-05-2012

Como Citar

SOUZA, R. P. de; HÉKIS, H. R.; OLIVEIRA, L. A. B. de; QUEIROZ, J. V.; QUEIROZ, F. M. P. AVALIAÇÃO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS POR MEIO DA APLICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ARRANJOS PRODUTIVOS – SIMAP. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1888. Acesso em: 26 abr. 2024.