ASSISTÊNCIA TÉCNICA NOS ASSENTAMENTOS DO CAMPO: RECONFIGURANDO AS TERRAS DO MST

Autores

  • Jéssica Bittencourt Bezerra
  • Luis Carlos
  • João Gomes Mafra Neto
  • Tibério Lima de Oliveira
  • Amadja Henrique Borges

Resumo

Sabe-se que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST vem lutando, nos últimos anos, por uma melhora da qualidade de vida nos assentamentos rurais por ele coordenados, os quais náo possuem infraestrutura suficiente para atender às suas necessidades cotidianas. Como exemplo, podemos citar o assentamento Roseli Nunes, localizado na cidade de Ielmo Marinho-RN, que, apesar de já ter conquistado a terra há mais de cinco anos, ainda náo tem energia elétrica, escola, posto de saúde. Quanto ao financiamento de suas moradias (pela Caixa Econômica Federal-CEF e pelo Instituto Nacional de Colonizaçáo e Reforma Agrária-INCRA) aprovado há três anos (R$ 11.000,00, sem reajuste), é pouco adequado à acessibilidade dos movimentos sociais e, em especial aos do campo. Assim, o Grupo de Estudo em Reforma Agrária e Habitat – GERAH, do Departamento de Arquitetura da UFRN, o tem assessorado, com apoio da PROEX e da PROPESQ, através de mutiráo assistido, desde a concepçáo do seu habitat e habitações, à organizaçáo da obra e seu embelezamento final. A proposta do trabalho é promover a discussáo dos resultados do acompanhamento do assessoramento do GERAH ao assentamento Roseli Nunes, na perspectiva de contribuir com possibilidades de assistência técnica do profissional arquiteto e urbanista nesse tipo de assentamento. A pesquisa utiliza a metodologia do GERAH, que se baseia no método regressivo-progressivo de Henri Lefebvre, e técnicas de pesquisa participante de Carlos Brandáo. Espera-se, ao final deste trabalho, apresentar quais as necessidades dos assentamentos do campo quanto ao projeto e processo construtivo da moradia e da infraestrutura de seu habitat, que sáo similares, e quais sáo diferentes das necessidades dos assentamentos da cidade.

Palavras-chave: Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Assentamentos rurais. Mutiráo assistido. Moradia. Infraestrutura do habitat.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

30-05-2012

Como Citar

BEZERRA, J. B.; CARLOS, L.; NETO, J. G. M.; OLIVEIRA, T. L. de; BORGES, A. H. ASSISTÊNCIA TÉCNICA NOS ASSENTAMENTOS DO CAMPO: RECONFIGURANDO AS TERRAS DO MST. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1892. Acesso em: 19 abr. 2024.