MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES
INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n1ID19138Resumo
Quatro operações configuram a organização, construção e integração do conhecimento, sendo essas: ligação, separação, análise e síntese. O ensino formal brasileiro tem voltado sua atenção para separação e análise do conhecimento, resultando em uma educação reducionista, na qual os alunos não são estimulados a formular suas ideias, a pensar o conhecimento e, por conseguinte não são ensinados a criar. Dessa forma, as atividades lúdicas e interdisciplinares são vistas como fins pedagógicos válidos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o uso de modelos didáticos na construção do conhecimento sobre a evolução das espécies e outros temas relacionados (nicho ecológico, habitat, radiação adaptativa) em uma sequência didática proposta pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Interdisciplinar UFRN, com alunos do 7º ano do ensino fundamental II e do 4º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes – Natal-RN.