MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Cyntia Azevedo
  • Thiago Emmanuel Araújo Severo
  • Janielle Thalita de Oliveira Martins
  • Lorena Souza Silva
  • Karla Juliete de Paiva Silva

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n1ID19138

Resumo

Quatro operações configuram a organização, construção e integração do conhecimento, sendo essas: ligação, separação, análise e síntese. O ensino formal brasileiro tem voltado sua atenção para separação e análise do conhecimento, resultando em uma educação reducionista, na qual os alunos não são estimulados a formular suas ideias, a pensar o conhecimento e, por conseguinte não são ensinados a criar. Dessa forma, as atividades lúdicas e interdisciplinares são vistas como fins pedagógicos válidos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o uso de modelos didáticos na construção do conhecimento sobre a evolução das espécies e outros temas relacionados (nicho ecológico, habitat, radiação adaptativa) em uma sequência didática proposta pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Interdisciplinar UFRN, com alunos do 7º ano do ensino fundamental II e do 4º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes – Natal-RN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

AZEVEDO, C.; EMMANUEL ARAÚJO SEVERO, T.; THALITA DE OLIVEIRA MARTINS, J.; SOUZA SILVA, L. .; JULIETE DE PAIVA SILVA, K. . MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: INTERVENÇÃO DO PIBID COMO PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n1ID19138. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/19138. Acesso em: 21 nov. 2024.