O USO DE APLICATIVOS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Bárbara Bezerra de Carvalho Mendes Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Beatriz Nunes da Silva nstituto Federal de Pernambuco - campus Afogados da Ingazeira
  • Jucarlos Rufino de Freitas Programa de Pós Graduação em Biometria e Estatística Aplicada (PPGBEA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Moacyr Cunha Filho UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n1ID19373

Resumo

O ensino de Física nas turmas iniciais do ensino médio apresenta-se como um desafio diário para o professor e estudantes, visto que a maioria dos estudantes aponta dificuldade com relação aos conteúdos, além de demonstrarem falta de atenção na aula, ocasionada em alguns casos pelo uso excessivo do celular na sala de aula. Dessa forma, este trabalho buscou analisar e descrever as contribuições do aplicativo “PhET Interactive Simulations” como ferramenta de ensino de Física com estudantes séries iniciais do ensino médio. Realizou-se uma intervenção didática utilizando o aplicativo, em seguida, os estudantes foram avaliados através de uma lista de exercícios durante a aplicação da intervenção didática. Através de testes estatísticos, foi observado um crescimento significativo do conhecimento adquirido dos estudantes entre a prova prática e a intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Bezerra de Carvalho Mendes, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Nome completo: Bárbara Bezerra de Carvalho Mendes e-mail: barbara.mendes@afogados.ifpe.edu.br filiação institucional: Programa de Pós Graduação em Biometria e Estatística Aplicada (PPGBEA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Titulação: Mestre em Física Aplicada (PPGFA/UFRPE) / Doutoranda em Biometria e Estatística Aplicada (PPGBEA/UFRPE) / Professora de Física (IFPE - campus Afogados da Ingazeira)  

Beatriz Nunes da Silva, nstituto Federal de Pernambuco - campus Afogados da Ingazeira

  Titulação: Técnica em Informática (IFPE - campus Afogados da Ingazeira)  

Jucarlos Rufino de Freitas , Programa de Pós Graduação em Biometria e Estatística Aplicada (PPGBEA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

  Titulação: Mestre em Biometria e Estatística Aplicada (PPGBEA/UFRPE) / Doutorando em Biometria e Estatística Aplicada (PPGBEA/UFRPE)

Moacyr Cunha Filho , UFRPE

filiação institucional: Programa de Pós Graduação em Biometria e Estatística Aplicada (PPGBEA) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Titulação: Doutor em Agronomia (Ciências do Solo/UFRPE) / Professor de Estatística e Informática (PPGBEA/UFRPE)

Downloads

Publicado

28-07-2020

Como Citar

BEZERRA DE CARVALHO MENDES, B.; NUNES DA SILVA, B.; RUFINO DE FREITAS , J. .; CUNHA FILHO , M. . O USO DE APLICATIVOS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n1ID19373. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/19373. Acesso em: 19 abr. 2024.