MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL

DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Resumo

Este artigo consiste em apresentar um relato de experiência vivenciada na curadoria realizada no curso FIC – Modalidade Mulheres Mil 2017.2, que teve como tema meio ambiente, voltado à reciclagem, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Avançado Lajes. O objetivo deste trabalho foi mediar a leitura do conto “Amor”, de Clarice Lispector, com as mulheres participantes do curso, trazendo um momento de leitura, interpretação e reflexão do texto, contribuindo para a formação de leitores. O trabalho realizado teve como suporte os pressupostos de Vygotsky (1996), sobre mediação e aprendizagem, além dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo sobre o papel da linguagem no desenvolvimento humano ao longo da vida. O trabalho desenvolvido aponta para uma possível tomada de consciência sobre a importância da leitura tanto das estudantes curadoras quanto das estudantes cursistas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silva, Meire, IFRN

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFRN/Lajes. Membro do grupo de pesquisa GEPLA e vice-coordenadora do grupo de pesquisa LINFORM.

Alves, Marcelo

Possui graduação em Química licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN (2016). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Química da UFRN, no grupo de química biológica e quimiometria Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Costa, Daryjane, IFRN

Graduanda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017-2020) e Técnica Integrada em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2016-2019). Foi Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq - PIBIC (2017-2018), seguindo a linha de pesquisa da linguística aplicada com foco no Letramento Acadêmico. 

Martins, Eduarda, IFRN

Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2016-2019). Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2020). Foi monitora voluntária no projeto Núcleo de Língua Inglesa (NUCling) do Campus Avançado Lajes (2017). Bolsista de extensão do projeto Inclusão Digital por Meio de Robótica Educacional para Alunos do Ensino Fundamental (2019). Youth Ambassador 2020.

Costa, Dallyane

Graduanda em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA (2020-2024). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2016-2019). Foi Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq - PIBIC (2017-2018), seguindo a linha de pesquisa da linguística aplicada com foco no Letramento Acadêmico no Ensino Médio Integrado do IFRN.

Publicado
28-07-2020
Como Citar
SILVA, M. C. DA; ALVES, M. V. DOS S.; COSTA, D. P.; MARTINS, M. E. A.; COSTA, D. D. P. MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 1, 28 jul. 2020.