A IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES INCLUSIVAS PELO NAPNE E A CAPACITAÇÃO POR MEIO DOS CURSOS DE LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22769Resumo
RESUMO
Pensando na acessibilidade e na inclusão de surdos nas dependências do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Santarém, buscamos desenvolver um Projeto de Extensão para o ensino da Língua de Sinais Brasileira nas dependências do instituto no período de 2018 à 2019, cujo público alvo foram servidores e alunos do IFPA, além de vagas ofertadas para alunos e professores externos à nstituição. O trabalho teve como objetivo contribuir com o ensino e aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira, assim como sua estrutura gramatical e sua funcionalidade na sociedade. O projeto foi desenvolvido obedecendo a um cronograma de execução. Inicialmente levantamos o número de pessoas interessadas, em seguida a disponibilidade de dias e horários para que pudéssemos organizar o cronograma dos encontros, de acordo com a disponibilidade do instituto e dos interessados. O resultado foi satisfatório pelo número de participantes, fazendo-se necessária a repetição do projeto nos próximos anos.
Palavras chaves: Libras. Educação. – Inclusão do surdo. Libras – Capacitação.