DO OLHAR À AÇÃO

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Francileide Batista de Almeida Vieira UFRN
  • Halyson Almeida de Oliveira UFRN
  • Raênia Suele Araújo de Lima UFRN
  • Bárbara Gomes Medeiros Bezerra
  • Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22771

Resumo

O presente texto apresenta o Relato de Experiência de um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2019, tendo como estratégia metodológica a realização de oficinas de formação sobre a educação especial na perspectiva educacional inclusiva. A ação atendeu a vinte e quatro estudantes de Pedagogia e sessenta e seis professores que atuam em escolas da rede estadual e municipal de Caicó/RN. A equipe organizadora foi constituída por seis professores e quatro estudantes, sendo um bolsista e três voluntárias. Foram realizadas cinco oficinas, cujos resultados apontaram que os participantes construíram conhecimentos de grande valor para a aprendizagem e o desenvolvimento de alunos com deficiência ou com outras necessidades específicas, contribuindo para a melhoria de práticas pedagógicas realizadas para essas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Halyson Almeida de Oliveira, UFRN

Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN

Raênia Suele Araújo de Lima, UFRN

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN

Bárbara Gomes Medeiros Bezerra

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN

Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice, UFRN

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN

Downloads

Publicado

30-11-2020

Como Citar

BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA, F.; ALMEIDA DE OLIVEIRA, H.; SUELE ARAÚJO DE LIMA, R.; GOMES MEDEIROS BEZERRA, B.; DE FÁTIMA BARBOSA DA SILVA CANTALICE, G. DO OLHAR À AÇÃO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22771. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22771. Acesso em: 21 nov. 2024.