DO OLHAR À AÇÃO

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Francileide Batista de Almeida Vieira UFRN
  • Halyson Almeida de Oliveira UFRN
  • Raênia Suele Araújo de Lima UFRN
  • Bárbara Gomes Medeiros Bezerra
  • Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22771

Resumo

O presente texto apresenta o Relato de Experiência de um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2019, tendo como estratégia metodológica a realização de oficinas de formação sobre a educação especial na perspectiva educacional inclusiva. A ação atendeu a vinte e quatro estudantes de Pedagogia e sessenta e seis professores que atuam em escolas da rede estadual e municipal de Caicó/RN. A equipe organizadora foi constituída por seis professores e quatro estudantes, sendo um bolsista e três voluntárias. Foram realizadas cinco oficinas, cujos resultados apontaram que os participantes construíram conhecimentos de grande valor para a aprendizagem e o desenvolvimento de alunos com deficiência ou com outras necessidades específicas, contribuindo para a melhoria de práticas pedagógicas realizadas para essas pessoas.

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Biografia do Autor

Halyson Almeida de Oliveira, UFRN

Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN

Raênia Suele Araújo de Lima, UFRN

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN

Bárbara Gomes Medeiros Bezerra

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN

Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice, UFRN

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN

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Publicado

30-11-2020

Como Citar

BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA, F.; ALMEIDA DE OLIVEIRA, H.; SUELE ARAÚJO DE LIMA, R.; GOMES MEDEIROS BEZERRA, B.; DE FÁTIMA BARBOSA DA SILVA CANTALICE, G. DO OLHAR À AÇÃO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22771. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22771. Acesso em: 21 dez. 2024.