Integrar ou incluir alunos com necessidades educacionais específicas?
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22823Resumo
Este artigo possui objetivo de refletir a construção histórica da educação inclusiva das pessoas com deficiência. A pesquisa partiu da percepção de que a inclusão desse público não se efetiva apesar de existirem leis para sua obrigatoriedade e em alguns casos o que se observa é a integração. Para tanto, foi aplicada a pesquisa bibliográfica com o intuito de realizar revisão de literatura, buscando suporte na definição de conceitos e fundamentação teórica; observação participante para a coleta de dados, análise da realidade investigada e aplicação de questionário direcionado aos alunos com deficiência da Escola de Música da UFRN. Foi feita uma reflexão com base na minha experiência no projeto de extensão Esperança Viva. Como resultado, percebeu-se a atuação dos participantes a fim de quebrar a barreira da invisibilidade da pessoa com deficiência perante a sociedade, tornando-as não mais integradas, e sim incluídas.