Ansiedade e depressão no contexto da pandemia de COVID-19

um estudo de caracterização da demanda de atendimentos psicológicos do Centro de Práticas Psicológicas da Universidade Federal de Rondonópolis

Resumo


Este artigo se trata de um levantamento documental a fim de compreender as demandas da população que procurou o serviço de atendimento do Centro de Práticas Psicológicas (CEPRAPSI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) no ano de 2020 sob a justificativa de apresentar queixas relativas ao isolamento social ou qualquer outro sintoma que julgasse estar associado à pandemia de COVID-19. O mesmo decorre da prática de um projeto de extensão do curso de Psicologia da mesma universidade. O estudo se debruçou em caracterizar os documentos gerados pela ficha de inscrição de 63 pessoas, cuja análise se deu pelo levantamento das porcentagens de incidência das respostas encontradas bem como pela avaliação das queixas apresentadas. As queixas revelaram que o contexto pandêmico agrava os sintomas de depressão e ansiedade, produzindo sofrimento psíquico.

Palavras-chave: psicoterapia online; serviço-escola; tratamento psicológico; distanciamento social;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Aparecida Silveira Soares, Universidade Federal de Rondonópolis

Discente do curso de psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis - MT

Jonathas Morais Farias, Universidade Federal de Rondonópolis

Discente do curso de psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis - MT

Publicado
21-05-2021
Como Citar
DALDEGAN, N.; SILVEIRA SOARES, R. A.; MORAIS FARIAS, J. Ansiedade e depressão no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Extensão & Sociedade, v. 12, n. 1, 21 maio 2021.