ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO AO BRINCAR ENTRE CRIANÇAS E FAMILIARES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL SAÚDE DA CRIANÇA
O BRINCAR COMO INSTRUMENTO DE SAÚDE
Resumo
Tomando o aparato teórico da saúde mental infantojuvenil e da política de humanização do SUS, a proposta deste estudo é refletir sobre a importância da aproximação entre crianças e familiares no cuidado em contextos de internação hospitalar e de atenção psicossocial. O brincar permite a expressão e a elaboração de angústias atreladas ao sofrimento vivenciado pelas crianças e seus familiares, propiciando assim protagonismo a eles e auxiliando no processo de recuperação e humanização dos serviços. Utilizamos como universo de investigação situações extraídas de diários de campo da atuação interdisciplinar do PET Saúde da Criança, durante o ano de 2019. Os resultados da análise revelam que essas aproximações lúdicas favorecem a interação e a sociabilidade entre adultos e crianças, fortalecendo os vínculos de confiança para o enfrentamento de situações adversas.
Palavras-chave: infância; sofrimento psíquico; promoção da saúde.