CORPO EM FRESTA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM TEMPOS DE CONFINAMENTO

Palavras-chave: educação estética; extensão; habitar-se; movimento; pandemia COVID-19

Resumo


Neste ensaio buscamos tratar de nossas experiências na pesquisa sobre o corpo, a arte e a educação, em especial reflexões acerca do Habitar-se: uma ação extensiva inaugurada por nós diante dos afastamentos impostos pela pandemia do COVID-19. Assim, o Habitar-se afirma nosso compromisso com a extensão universitária, ao criar pontes entre uma universidade pública brasileira e a sociedade em tempos de incertezas.  Com o objetivo de articular os relatos dessa ação, bem como alargar nossas percepções acerca do vivido, nos debruçamos sobre a proposição “Corpo em fresta”, da qual participamos como organizadoras e propositor. Junto de uma perspectiva estética de educação (Duarte Jr., 2000; Perissé, 2009), acreditamos que esta é uma oportunidade potente de nos reinventarmos em nossas práticas num movimento de: propor; planejar; viver; sentir e repensar o que foi vivido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória da Silva Bemvenuto , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vitória Bemvenuto é educadora física formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora de Yoga pela tradição de Krishnamacharya e mestranda em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integra o grupo de pesquisa Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos (FRESTAS), em que investiga os encontros possíveis entre educação, formação docente, corpo e Yoga.

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

 Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Juliana de Souza Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

 Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Publicado
10-05-2021
Como Citar
BEMVENUTO , V. DA S.; OGÊDA GUEDES, A.; DE SOUZA FERREIRA, J.; ARAUJO DE OLIVEIRA, W.; ANTÔNIA SATTAMINI DE SOUZA, M. CORPO EM FRESTA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM TEMPOS DE CONFINAMENTO. Revista Extensão & Sociedade, v. 12, n. 1, 10 maio 2021.