DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DOS PACIENTES DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO PIAUÍ E ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA PARA USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Camila de Sousa Araújo Universidade Federal do Piauí
  • José Arimatéia de Oliveira Nery Neto Universidade Federal do Piauí
  • Patrícia Caroline Machado de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Joslanne dos Santos Soares Universidade Federal do Piauí
  • Sabrina Maria Portela Carneiro Universidade Federal do Piauí
  • Hilris Rocha e Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI) https://orcid.org/0000-0002-5167-2822

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2021v12n2ID24825

Resumo

A Assistência Farmacêutica refere-se a um conjunto de orientações que devem garantir acesso aos medicamentos e sua utilização adequada. Nesse sentido, o presente artigo consiste na apresentação e discussão dos dados provenientes de um projeto que objetivou diagnosticar as condições clínicas de maior incidência em usuários do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica do Piauí, de modo a propor direcionamentos que favoreçam ações de intervenção e orientação farmacêutica. O projeto contou com a colaboração de alunos extensionistas do curso de farmácia da Universidade Federal do Piauí, executando a proposta em quatro etapas: diagnóstico situacional, elaboração de material educativo, orientação farmacêutica e, por fim, campanhas de conscientização. Um bom índice de avaliação da aceitabilidade da população foi atingido, comprovando a relevância de projetos como esse.

Palavras-chave: Educação em farmácia; Cuidados farmacêuticos; Uso de medicamentos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilris Rocha e Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora do curso de Farmácia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) Doutora em Ciencias Farmacêuticas

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

DE SOUSA ARAÚJO, C.; DE OLIVEIRA NERY NETO, J. A.; MACHADO DE SOUSA , P. C.; DOS SANTOS SOARES, J. .; PORTELA CARNEIRO, S. M.; ROCHA E SILVA, H. . DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DOS PACIENTES DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO PIAUÍ E ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA PARA USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 2, 2021. DOI: 10.21680/2178-6054.2021v12n2ID24825. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/24825. Acesso em: 29 mar. 2024.