PROJETO PENSAR:
ESCUTA, FALA E IMAGINAÇÃO EM EXPERIÊNCIAS DE PENSAMENTO COM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2021v12n2ID24952Resumo
RESUMO
O presente texto tem como objetivo socializar resultados decorrentes de um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2020, tendo como estratégia metodológica a realização de experiências de pensamento na perspectiva da Filosofia com Crianças. A ação atendeu alunos (crianças do Ensino Fundamental) de escolas da rede municipal de Caicó/RN. A equipe organizadora foi constituída por um professor da rede básica de ensino e cinco voluntários estudantes do curso de Pedagogia (CERES/UFRN). Foram realizadas oficinas com as crianças, cujos resultados apontaram a potencialidade da metodologia da Filosofia com criança para o desenvolvimento de habilidades de investigação, raciocínio, organização da informação e de tradução (diálogo) no processo de ensino e aprendizagem com crianças.
Palavras-chave: Pensar; Filosofia com Crianças; Linguagem; Extensão Universitária.