CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FRENTE AOS MARCOS LEGAIS

Autores

  • FERNANDA EMANUELA FERREIRA Assessora de Assuntos Internacionais do IFSC.
  • Rafael Aguena Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Gabriela Perdoná Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Daniel Scheffer Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Thiago Soares Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Mauricio Andrade de Lima Andrade de Lima Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v13n1ID26414

Resumo

A publicação do Plano Nacional de Educação (2014-2024), à luz da Lei nº 13.0005/2014 trouxe o desafio importante às instituições de ensino superior diante da necessidade de revisão dos currículos dos cursos superiores para atendimento à Meta 12, Estratégia 12.7. Este estudo propõe a análise do cenário da curricularização da extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, considerando os marcos legais vigentes que orientam a gestão da extensão universitária.  O delineamento metodológico traz um estudo de caso, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivos descritivos. Para obtenção de resultados foram utilizados dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas e dados secundários por meio de análise documental e bibliografia pertinente ao tema. Os resultados da pesquisa indicam que o IFSC apresenta suas normativas institucionais alinhadas aos marcos legais federais ao que tange a curricularização, porém indicam que há necessidade de reconhecimento do IFSC pela sociedade por meio da extensão. A adequação aos processos que dão suporte à curricularização da extensão é necessário para que o IFSC possa atender aos marcos legais federais vigentes até 2024, prazo do Plano Nacional de Educação.

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Biografia do Autor

FERNANDA EMANUELA FERREIRA, Assessora de Assuntos Internacionais do IFSC.

Mestre em administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul.

 

Rafael Aguena, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

 

Mestrando em administração pela Unisul. Reitoria do IFSC.

 

Gabriela Perdoná, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

 

Mestranda em administração pela Unisul. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Tubarão-SC do IFSC.

 

Daniel Scheffer, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestrando em administração pela Unisul. Engenheiro Civil no IFSC.

Thiago Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Administração pela UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração na Unisul.

Mauricio Andrade de Lima Andrade de Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

05-07-2022

Como Citar

FERREIRA, F. E. .; AGUENA, R.; PERDONÁ, G.; SCHEFFER, D.; SOARES, T.; ANDRADE DE LIMA, M. A. de L. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA FRENTE AOS MARCOS LEGAIS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 25–45, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v13n1ID26414. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/26414. Acesso em: 4 dez. 2024.