LITERATURA EM DIÁLOGO COM OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento UFRN
  • Verônica Medeiros Pereira UFRN
  • Ana Maria Santos de Araújo UFRN
  • Ana Carla Dantas UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v13n1ID27248

Resumo

Este relato de experiência é resultado da atividade extensionista Estudo do texto literário em diálogo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que faz parte das atividades do Projeto de Extensão O texto literário na sala de aula. A atividade extensionista contemplou 12 ODS, que foram discutidos em diálogo com sete textos literários. Constatamos que, em sua dinâmica de grupo de leitura, a atividade estimulou o pensamento crítico-reflexivo dos participantes, promoveu/incentivou a formação leitora e, a partir da fruição do texto literário, contribuiu para a formação humana dos participantes. Ademais, a atividade extensionista mostrou que é relevante a leitura integral do texto literário e que é preciso promover leituras que façam sentido para os participantes, numa perspectiva interdisciplinar, dialógica, democrática e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, UFRN

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Mestrado (2015) e doutorado (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Adjunto-A da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN.

Verônica Medeiros Pereira, UFRN

Graduanda do Curso de Licenciatura   em   Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN.

Ana Maria Santos de Araújo, UFRN

Graduanda do Curso de Licenciatura   em   Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN.

Ana Carla Dantas, UFRN

Graduanda do Curso de Licenciatura   em   Pedagogia, do Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES/UFRN.

Downloads

Publicado

05-07-2022

Como Citar

NASCIMENTO, I. A. de A. .; MEDEIROS PEREIRA, V. .; SANTOS DE ARAÚJO, A. M.; DANTAS, A. C. LITERATURA EM DIÁLOGO COM OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS): RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 115–128, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v13n1ID27248. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/27248. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência