PROJETO EDIHUM: TEORIAS E PRÁTICAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v13n1ID27395Resumo
O presente artigo aborda dimensões teóricas e práticas da extensão universitária durante a pandemia de COVID-19. Especificamente, a reflexão trata da aplicação do Projeto de Extensão EDIHUM, inserido no âmbito do Programa de Educação Tutorial Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2020, a equipe EDIHUM produziu quatro episódios de podcast que foram compartilhados com seis turmas de ensino médio, em colaboração com um professor de Geografia da rede estadual. Para avaliar tal empreendimento, o texto lança mão de contribuições da literatura acadêmica sobre noções de educação em direitos humanos e de extensão universitária. O diálogo com tais teorizações reforça a conveniência do uso da teoria de forma pragmática visando o desenvolvimento autocrítico da comunicação entre Universidade e demais setores da sociedade.
Palavras-chave: extensão; ensino remoto; educação tutorial; educação em direitos humanos.
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