QUALIFICAÇÃO PARA O CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lucas Barroso Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosana Morgado Paiva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Magdala Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v13n1ID28269

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do funcionamento de um curso remoto de extensão ofertado por um projeto vinculado à Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ), que envolveu 75 alunos, entre inscritos e ouvintes. O curso, inserido no contexto de virtualização da Educação, foi pensado para estimular que os educandos refletissem sobre o estado da arte do cuidado e sobre os conceitos próprios de uma cidadania ativa. Ao escrevermos esse relato de experiência, a partir da metodologia do estudo de caso, iremos propor a análise descritiva e qualitativa do perfil diversificado dos alunos e dos docentes, além dos conteúdos ministrados e das indicações de materiais complementares. Assim, é possível pensar em contribuições da referida ação na mitigação de algumas problemáticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Barroso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Extensionista e bolsista PROFAEX-UFRJ do projeto “Centro de Cidadania da Praia Vermelha”, bacharelando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciando em História pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Rosana Morgado Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Coordenadora do curso “Qualificação para o Cuidado de Crianças e Adolescentes”, colaboradora do projeto de extensão “Centro de Cidadania da Praia Vermelha”, professora associada IV da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ) e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Maria Magdala Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vice-coordenadora do curso “Qualificação para o Cuidado de Crianças e Adolescentes”, colaboradora do projeto de extensão “Centro de Cidadania da Praia Vermelha”, professora associada I aposentada da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ) e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

05-07-2022

Como Citar

BARROSO, L.; MORGADO PAIVA, R.; SILVA, M. M. . QUALIFICAÇÃO PARA O CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 222–234, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v13n1ID28269. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28269. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência