USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE AGRAVOS EM SAÚDE PÚBLICA COM ADOLESCENTES

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sabrina Alves da Silva Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).
  • Natanias Macson da Silva Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).
  • Tassio Danilo Rego de Queiroz Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).)
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).
  • Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v13n1ID28321

Resumo

Estudos recentes evidenciam a importância das metodologias ativas para fortalecer a educação básica, principalmente ao analisar a indissociabilidade entre educação e saúde no desenvolvimento do adolescente. Este estudo buscou relatar a utilização da gamificação como recurso inovador no processo ensino-aprendizagem de principais agravos em saúde. Trata-se de um relato vivencial na ótica dos extensionistas, baseado no uso da gamificação em uma ação do projeto FAASPE no município de Areia Branca/RN, objetivando identificar benefícios na aquisição de saberes sobre agravos em saúde pública. A gamificação mostrou-se positiva na construção de saberes anatômicos, fisiopatológicos e dos fatores de riscos das patologias abordadas, solidificando a Educação Permanente em Saúde com jovens e adensando a autonomia para o autocuidado na adolescência pela participação ativa estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Alves da Silva, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil.

 

Natanias Macson da Silva, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil; Acadêmico do Curso de Medicina da UERN, Brasil.

 

Tassio Danilo Rego de Queiroz, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).)

Acadêmica do Curso de Medicina da UERN, Brasil.

 

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS/UERN). Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN).

 

Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

 

Downloads

Publicado

05-07-2022

Como Citar

ALVES DA SILVA, S.; MACSON DA SILVA, N.; DANILO REGO DE QUEIROZ, T. .; GURGEL COSME DO NASCIMENTO, E. .; MARIA LIMA RODRIGUES MAIA, A. USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE AGRAVOS EM SAÚDE PÚBLICA COM ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 178–192, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v13n1ID28321. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28321. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência