RODAS DE LEITURAS NORDESTINAS: O DESAFIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EXTRAESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v13n1ID28336Resumo
O artigo discute a partir da organização de Rodas de Leituras Nordestinas o papel das atividades de extensão em parcerias com instituições culturais. Para isso, discorreremos sobre a função social do museu (MARZIALE, 2021; SANTOS, 2012) e da extensão universitária (UFRPE), apresentamos a proposta das Rodas de Leituras como práticas de letramento literário (FREIRE, 2015; COSSON, 2006, 2014, 2020) e discutimos os saberes articulados a partir de sua realização. As Rodas de Leitura abriram caminhos para vivenciar a literatura nordestina em seus diferentes gêneros e temporalidades alcançando um público de idades e contextos variados. Ademais, a experiência nos mostrou o apagamento das raízes locais de grandes autores da literatura brasileira e a necessidade de aproximá-los do público leitor amplo.
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