CIRCULOS DE LECTURA DE NORESTE; EL DESAFÍO DE APRENDIZAJE LITERARIO EXTRAESCOLAR

Autores/as

  • Larissa de Pinho Cavalcanti UFRPE-UAST
  • Lidianne Ferraz Alves UFRPE-UAST
  • Maria Elaine Pereira Mourato UFRPE-UAST
  • Mirian Shirley Gomes da Silva UFRPE-UAST

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v13n1ID28336

Resumen

 

Basado en la organización de Círculos de Lecturas de Noreste, el artículo discute el papel de las actividades de extensión en alianzas con instituciones culturales. Para ello, discutiremos la función social del museo (MARZIALE, 2021; SANTOS, 2012) y de la extensión universitaria (UFRPE), presentamos la propuesta de Círculos de Lecturas como prácticas de aprendizaje literario (FREIRE, 2015; COSSON, 2006, 2014, 2020) y discutimos los saberes articulados a partir de su realización. Los Círculos de Lectura abrieron caminos para vivir la literatura de Noreste en sus diferentes géneros y temporalidades, llegando a un público de diferentes edades y contextos. Además, la experiencia nos mostró el borrado de las raíces locales de los grandes autores de la literatura brasileña y la necesidad de acercarlos al amplio público lector.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa de Pinho Cavalcanti, UFRPE-UAST

 Docente Adjunta da UFRPE-UAST; Doutora em Letras - Linguística.

Lidianne Ferraz Alves, UFRPE-UAST

Discente do curso de graduação em Licenciatura Plena em Letras: Português e Inglês pela UFRPE-UAST. Atua como bolsista no projeto “Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Cangaço”. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UAST), desenvolve projetos pelo Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC) na área de linguística, análise crítica do discurso e ensino. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Educação (Geple) desde 2017 e atua como redatora publicitaria em uma agência de comunicação do sertão.

Maria Elaine Pereira Mourato, UFRPE-UAST

Egressa do curso de graduação em Licenciatura Plena em Letras: Português e Inglês pela UFRPE-UAST. Atua como bolsista no projeto “Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Cangaço”. Atuou como bolsista voluntária no Programa Residência Pedagógica (PRP/UFRPE), entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Foi monitora no Programa Novo Mais Educação no Ensino Fundamental II no município de Serra Talhada-PE. Tem orientado sua pesquisa acadêmica através dos pensamentos de Bakhtin e o Círculo. 

Mirian Shirley Gomes da Silva, UFRPE-UAST

Graduanda no curso de Licenciatura Plena em Letras: Português e Inglês, pela UFRPE-UAST. Atua como bolsista voluntária no projeto “Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Cangaço”. Atuou com bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRPE), entre agosto de 2018 a janeiro de 2020, desenvolvendo projetos de ensino na área de língua portuguesa. Atualmente é bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq na área de linguística aplicada e formação de professores.

Publicado

05-07-2022

Cómo citar

DE PINHO CAVALCANTI, Larissa; FERRAZ ALVES, Lidianne; PEREIRA MOURATO, Maria Elaine; GOMES DA SILVA, Mirian Shirley. CIRCULOS DE LECTURA DE NORESTE; EL DESAFÍO DE APRENDIZAJE LITERARIO EXTRAESCOLAR. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 46–63, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v13n1ID28336. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28336. Acesso em: 25 dic. 2025.