RODAS DE LEITURAS NORDESTINAS: O DESAFIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EXTRAESCOLAR

Autores

  • Larissa de Pinho Cavalcanti UFRPE-UAST
  • Lidianne Ferraz Alves UFRPE-UAST
  • Maria Elaine Pereira Mourato UFRPE-UAST
  • Mirian Shirley Gomes da Silva UFRPE-UAST

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v13n1ID28336

Resumo

O artigo discute a partir da organização de Rodas de Leituras Nordestinas o papel das atividades de extensão em parcerias com instituições culturais. Para isso, discorreremos sobre a função social do museu (MARZIALE, 2021; SANTOS, 2012) e da extensão universitária (UFRPE), apresentamos a proposta das Rodas de Leituras como práticas de letramento literário (FREIRE, 2015; COSSON, 2006, 2014, 2020) e discutimos os saberes articulados a partir de sua realização. As Rodas de Leitura abriram caminhos para vivenciar a literatura nordestina em seus diferentes gêneros e temporalidades alcançando um público de idades e contextos variados. Ademais, a experiência nos mostrou o apagamento das raízes locais de grandes autores da literatura brasileira e a necessidade de aproximá-los do público leitor amplo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa de Pinho Cavalcanti, UFRPE-UAST

 Docente Adjunta da UFRPE-UAST; Doutora em Letras - Linguística.

Lidianne Ferraz Alves, UFRPE-UAST

Discente do curso de graduação em Licenciatura Plena em Letras: Português e Inglês pela UFRPE-UAST. Atua como bolsista no projeto “Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Cangaço”. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UAST), desenvolve projetos pelo Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC) na área de linguística, análise crítica do discurso e ensino. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Educação (Geple) desde 2017 e atua como redatora publicitaria em uma agência de comunicação do sertão.

Maria Elaine Pereira Mourato, UFRPE-UAST

Egressa do curso de graduação em Licenciatura Plena em Letras: Português e Inglês pela UFRPE-UAST. Atua como bolsista no projeto “Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Cangaço”. Atuou como bolsista voluntária no Programa Residência Pedagógica (PRP/UFRPE), entre agosto de 2018 a janeiro de 2020. Foi monitora no Programa Novo Mais Educação no Ensino Fundamental II no município de Serra Talhada-PE. Tem orientado sua pesquisa acadêmica através dos pensamentos de Bakhtin e o Círculo. 

Mirian Shirley Gomes da Silva, UFRPE-UAST

Graduanda no curso de Licenciatura Plena em Letras: Português e Inglês, pela UFRPE-UAST. Atua como bolsista voluntária no projeto “Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Cangaço”. Atuou com bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFRPE), entre agosto de 2018 a janeiro de 2020, desenvolvendo projetos de ensino na área de língua portuguesa. Atualmente é bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq na área de linguística aplicada e formação de professores.

Downloads

Publicado

05-07-2022

Como Citar

DE PINHO CAVALCANTI, L.; FERRAZ ALVES, L.; PEREIRA MOURATO, M. E. .; GOMES DA SILVA, M. S. . RODAS DE LEITURAS NORDESTINAS: O DESAFIO DO LETRAMENTO LITERÁRIO EXTRAESCOLAR. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 46–63, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v13n1ID28336. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28336. Acesso em: 20 abr. 2024.