PROTOCOLO PARA TERAPIA NUTRICIONAL NA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

Autores

  • Laura Carvalheira Dourado UFRN
  • Mário Emílio Teixeira Dourado Júnior Departamento de Medicina Integrada da UFRN
  • Evellyn Câmara Grilo UFRN
  • Sancha Helena de Lima Vale Departamento de Nutrição da UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v14n2ID28810

Resumo

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença progressiva recessiva ligada ao cromossomo X, caracterizada por fraqueza muscular e possíveis complicações no sistema cardiorrespiratório e digestivo. Este artigo é uma revisão de literatura, cujo objetivo é elaborar um protocolo para terapia nutricional na DMD, para subsidiar a prática clínica da equipe de nutricionistas e estudantes do curso de Nutrição que atuam no projeto de extensão Assistência nutricional nas distrofias musculares infantis, desenvolvido no ambulatório de doenças neuromusculares do Hospital Universitário Onofre Lopes/ UFRN. A seleção de artigos foi feita nas bases de dados Pubmed e Embase, utilizando descritores padronizados. O protocolo elaborado, baseado em evidências científicas, poderá auxiliar na tomada de decisão sobre o tratamento dietoterápico de indivíduos com DMD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Carvalheira Dourado, UFRN

Graduanda em Nutrição (UFRN).

Mário Emílio Teixeira Dourado Júnior, Departamento de Medicina Integrada da UFRN

Doutor em Ciências da Saúde pela UFRN.

Evellyn Câmara Grilo, UFRN

Mestre em Bioquímica (UFRN). Doutora em Ciências da Saúde (UFRN).

Sancha Helena de Lima Vale, Departamento de Nutrição da UFRN

Doutora em Ciências da Saúde.

Professora e coordenadora do curso de graduação em Nutrição e professora da Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

CARVALHEIRA DOURADO, L.; TEIXEIRA DOURADO JÚNIOR, M. E.; CÂMARA GRILO, E.; DE LIMA VALE, S. H. PROTOCOLO PARA TERAPIA NUTRICIONAL NA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v14n2ID28810. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28810. Acesso em: 25 abr. 2024.