EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EXPERIÊNCIA EM ORIENTAÇÃO DE CARREIRAS: A CURRICULARIZAÇÃO EM PAUTA

Autores

  • Profa.Dra.Maria Sara de Lima Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Paula Caldas Brognoli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adauto Cruz de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v14n2ID29069

Resumo

Objetivou-se discutir uma experiência de orientação profissional desenvolvida na UTFPR, mediada pelo aparato tecnológico. O referencial da teoria histórico-cultural e a orientação de carreiras forneceu a base para a realização da extensão. Os encontros realizados via google meet entre universidade e escola técnica tiveram duração de três horas e 20 minutos e participaram cinco professores e 160 alunos (as) de ambos os sexos, com idade entre 15 e 17 anos. Ao debater a escolha profissional a principal dificuldade dos alunos do ensino médio é a falta de informação sobre as reais possibilidades de inserção, concepções de falta de escolha devido a condições econômicas precárias, além de ansiedades e inseguranças sobre qual a profissão a seguir. A intervenção na escola se revela como uma alternativa de levar orientação profissional às populações menos privilegiadas de nossa sociedade, contribuindo para a curricularização da extensão em pauta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa.Dra.Maria Sara de Lima Dias , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2016) como Bolsista CAPES, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha com projetos que discutem Tecnologia e Trabalho, Saúde do Trabalhador e Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Professora do Departamento de Filosofia e Ciencias Humanas (DAFCH) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná , na graduação leciona Psicologia do Trabalho e Planejamento de Carreira. Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE, é orientadora de mestrado e doutorado, iniciação científica e tecnológica e projetos de extensão. Atua na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho ministras disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Tecnologia e Sociedade e Dimensões Culturais da Tecnologia é Líder do GRUPO - TASS, Tecnologia, atividade, subjetividade e saúde e participa do GRUPO Internacional GIOES, na Universidad de La Laguna, e do Grupo Internacional VIPAT, Violência en la Pareja na Universidade Autônoma de Barcelona. Participa dos Grupos de Pesquisa de Carreira na ANPEPP. Coordenadora do Projeto de Extensão Grupo de Leituras de Lev Vygotsky e Coordena o Laboratório TUTOR- Tecnologia Trabalho e Orientação. Atualmente participa da ALFEPSI, Associação Latino Americana de Psicologia, e da Associação, ABRAPSO, Associação Brasileira de Psicologia Social, e ABRAPEE, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.

Paula Caldas Brognoli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho e bolsista de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Bolsista do Programa de Iniciação Científica PIBIC 2017/2018 (UTFPR). Bolsista PIBIC 2018/2019 e 2020/2021 pela Fundação Araucária. Integrante do Projeto de Extensão LABTUTOR (Tecnologia, Universidade, Trabalho e Orientação). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq- Tecnologia, Atividade, Subjetividade e Saúde (TASS).Participação em congressos acadêmicos em países como: Peru (2017),Uruguai (2017) Argentina (2018), Colômbia (2019), Argentina (2022).

Adauto Cruz de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Técnico em Meio ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Engenheiro Agrônomo pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e graduando pela mesma instituição em Engenharia ambiental e Sanitária. Integrante do projeto de extensão Tecnologia, Universidade, Trabalho e Orientação (TUTOR) e integrante do grupo de pesquisa Tecnologia, Atividade, Subjetividade e Saúde (TASS). Atualmente estagiário do Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE).

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

LIMA DIAS , P. S. de .; CALDAS BROGNOLI, P.; CRUZ DE SOUZA, A. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EXPERIÊNCIA EM ORIENTAÇÃO DE CARREIRAS: A CURRICULARIZAÇÃO EM PAUTA . Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v14n2ID29069. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/29069. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência