EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EXPERIÊNCIA EM ORIENTAÇÃO DE CARREIRAS: A CURRICULARIZAÇÃO EM PAUTA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v14n2ID29069Resumo
Objetivou-se discutir uma experiência de orientação profissional desenvolvida na UTFPR, mediada pelo aparato tecnológico. O referencial da teoria histórico-cultural e a orientação de carreiras forneceu a base para a realização da extensão. Os encontros realizados via google meet entre universidade e escola técnica tiveram duração de três horas e 20 minutos e participaram cinco professores e 160 alunos (as) de ambos os sexos, com idade entre 15 e 17 anos. Ao debater a escolha profissional a principal dificuldade dos alunos do ensino médio é a falta de informação sobre as reais possibilidades de inserção, concepções de falta de escolha devido a condições econômicas precárias, além de ansiedades e inseguranças sobre qual a profissão a seguir. A intervenção na escola se revela como uma alternativa de levar orientação profissional às populações menos privilegiadas de nossa sociedade, contribuindo para a curricularização da extensão em pauta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Extensão & Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.