PROJETO MEDIVERTE NA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DE CRIANÇAS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ATITUDES E DESAFIOS

Autores

  • Verônica Senna Marra Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).
  • Natanias Macson da Silva Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).
  • Bianca Valente de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Allyssandra Maria Lima Rodriguês Maia Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).
  • Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2023v15n1ID30121

Resumo

Esse estudo buscou relatar vivências do projeto de extensão MeDiverte no uso de metodologias ativas e práticas integrativas na educação em saúde de 458 crianças, bem como intervenções com atendimento médico. Trata-se de um relato de experiência de três ações do projeto MeDiverte em escolas municipais de Mossoró-RN, intituladas: (1) Medicina integrativa no crescimento e desenvolvimento das crianças, (2) Hábitos alimentares saudáveis na infância e (3) Práticas Integrativas e Complementares no atendimento médico. As ações mostraram que a escola continua sendo um espaço social formador de opiniões, capaz de atuar na modificação de hábitos de vida inadequados e que permite práticas em saúde, as quais facilitam a execução de Educação Popular em Saúde e intervenções de manutenção e/ou recuperação da saúde de escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Senna Marra, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Médica pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil.

Natanias Macson da Silva, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Biomédico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil; Acadêmico do Curso de Medicina da UERN, Brasil.

Bianca Valente de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Psicóloga pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Câncer de Recife-PE. Mestre em Administração de Empresas vinculada a linha de Pesquisa Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Potiguar, Mossoró-RN, Brasil. Psicóloga Organizacional e chefe do Setor de Assistência ao Servidor da Diretoria de Desenvolvimento da Pró-reitora de Gestão de Pessoas- PROGEP (UERN).

Allyssandra Maria Lima Rodriguês Maia, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Bióloga pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ), Brasil. Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Médico pediatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Assistente IV do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

MARRA, V. S.; SILVA, N. M. da; MEDEIROS, B. V. de; MAIA, A. M. L. R.; ROSADO MAIA SOBRINHO, J. D.-S. PROJETO MEDIVERTE NA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DE CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ATITUDES E DESAFIOS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 15, n. 1, 2023. DOI: 10.21680/2178-6054.2023v15n1ID30121. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/30121. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência