PROYECTO MEDIVERTE DE EDUCACIÓN POPULAR EN SALUD INFANTIL

INFORME DE EXPERIENCIAS, ACTITUDES Y DESAFÍOS

Autores/as

  • Verônica Senna Marra Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).
  • Natanias Macson da Silva Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).
  • Bianca Valente de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
  • Allyssandra Maria Lima Rodriguês Maia Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).
  • Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2023v15n1ID30121

Resumen

Este estudio buscó reportar las experiencias del proyecto de extensión MeDiverte en el uso de metodologías activas y prácticas integradoras en la educación para la salud de 458 niños, así como las intervenciones con atención médica. Este es un informe de experiencia de tres acciones del proyecto MeDiverte en las escuelas municipales de Mossoró-RN, tituladas: (1) Medicina Integrativa en el crecimiento y desarrollo de los niños, (2) Hábitos alimentarios saludables en la infancia y (3) Prácticas Integrativas y Complementarias en la atención médica. Las acciones demostraron que la escuela sigue siendo un espacio social de formación de opinión, capaz de actuar en la modificación de hábitos de vida inadecuados y de permitir prácticas de salud, que faciliten la implementación de la Educación Popular en Salud y de intervenciones para el mantenimiento y/o recuperación de la salud de los escolares.

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Biografía del autor/a

Verônica Senna Marra, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Médica pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil.

Natanias Macson da Silva, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Biomédico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil; Acadêmico do Curso de Medicina da UERN, Brasil.

Bianca Valente de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Psicóloga pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Câncer de Recife-PE. Mestre em Administração de Empresas vinculada a linha de Pesquisa Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Potiguar, Mossoró-RN, Brasil. Psicóloga Organizacional e chefe do Setor de Assistência ao Servidor da Diretoria de Desenvolvimento da Pró-reitora de Gestão de Pessoas- PROGEP (UERN).

Allyssandra Maria Lima Rodriguês Maia, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Bióloga pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ), Brasil. Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho, Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

Médico pediatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Assistente IV do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Publicado

26-07-2023

Cómo citar

MARRA, Verônica Senna; SILVA, Natanias Macson da; MEDEIROS, Bianca Valente de; MAIA, Allyssandra Maria Lima Rodriguês; ROSADO MAIA SOBRINHO, Jerônimo Dix-Sept. PROYECTO MEDIVERTE DE EDUCACIÓN POPULAR EN SALUD INFANTIL: INFORME DE EXPERIENCIAS, ACTITUDES Y DESAFÍOS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 15, n. 1, 2023. DOI: 10.21680/2178-6054.2023v15n1ID30121. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/30121. Acesso em: 26 dic. 2025.