NEUROEDUCAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM:

EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Profa. Dra. Kátia Regina Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-8595-4609
  • Profa. Dra. Analice Marinho UNINASSAU
  • Débora Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v14n2ID30410

Resumo

Neste Relato de Experiência destacamos as ações, metodologias e resultados obtidos com o Projeto de Extensão “Neuroeducação, Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem: estratégias de ensino e avaliação” promovido pelo Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Projeto de Extensão ocorreu contou com profissionais de diversas áreas que relataram suas experiências tendo como aporte teórico os conhecimentos da Neurociências, Psicologia Social e Educação, cumprindo um dos objetivos principais dos projetos de extensão que é a articulação entre teoria e prática, sendo também, um processo educativo. Como resultados alcançados, destacamos a partilha de experiências e reflexão acerca da inclusão de alunos com Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa. Dra. Kátia Regina Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Departamento de Educação do CERES. Doutorado em Educação e Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduação em Pedagogia pela UFS e especialização em Psicopedagogia clínica e institucional. É líder do grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI/CNPq), coordenando a linha de pesquisa Neuroeducação e processos de ensino aprendizagem. Pesquisadora nas áreas: Psicologia Educacional, Educação inclusiva e Neuroeducação. Criou e coordenou a Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial na perspectiva da Inclusão (UFRN). Na graduação, ministra as disciplinas Fundamentos da Psicologia Educacional, Psicologia e Educação I e II, Psicologia Educacional e Transtornos e dificuldades de aprendizagem. Na pós-graduação ministra Neuropsicopedagogia e atuação profissional e Aprendizagem e metodologias voltadas aos sujeitos com deficiência física e múltiplas. Representante docente na Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do CERES/UFRN.

Profa. Dra. Analice Marinho, UNINASSAU

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, na linha de pesquisa História Sociedade e pensamento educacional. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2006) e em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2015). Especialização em Ensino de História: Novas Abordagens (2009); em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2013) pela Faculdade São Luís de França (FSLF) e em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial na perspectiva da Inclusão (UFRN/2022). Possui experiência no Ensino Superior, ministrando disciplinas em Cursos de Graduação destinadas à formação de Professores e Pós -Graduação relacionados as áreas de ensino e aprendizagem, inclusão e psicopedagogia clínica e institucional. É avaliadora do Plano Nacional do Livro Didático- PNLD História- (2017/2019/2020) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)- (2022) .Em sua atuação profissional, tem experiência nas áreas de Educação, Didática e Neuropsicopedagogia, com ênfase em Formação de Professores, Inclusão e Práticas de Ensino.

Débora Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CERES), membro do grupo de pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI/UFRN/CNPq). Foi bolsista de Iniciação Científica em 2020 e de Extensão em 2021. Atualmente atua como estagiária na rede municipal de ensino de São José-RN, na área da Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

LOPES COSTA FREIRE, K. R.; ALVES MARINHO SANTOS, A.; COSTA, D. NEUROEDUCAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: : EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v14n2ID30410. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/30410. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência