O PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES E SUA EXECUÇÃO EXTENSIONISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SERRA NEGRA DO NORTE/RN

Autores

  • Ivone Braga Albino Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Flavia Cristine Medeiros Theodoro Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2023v15n1ID30470

Resumo

Este relato tem como objetivo abordar dimensões teóricas e práticas do Projeto “Trilhas Potiguares- Edição 2022- Serra Negra do Norte", inserido no âmbito do Programa Trilhas Potiguares, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele dialoga com os objetivos do desenvolvimento sustentável e com as contribuições da literatura acadêmica. As vivências adquiridas nas diversas ações coletivas foram resultantes das trocas de saberes de um público-alvo diverso e visava ao crescimento socioeconômico e cultural da população e dos participantes da equipe do referido programa. As abordagens temáticas voltadas para educação, tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, realçadas nos planos de trabalhos desenvolvidos, sinalizaram saúde, esperança e cidadania. Ademais, atestaram que é relevante a interação e a construção autocrítica entre a Universidade e os participantes envolvidos, atendendo às necessidades individuais e coletivas e estabelecendo uma sintonia entre o respeito, o saber acadêmico, a cultura e a tradição local.

 

Palavras-chave: Extensão. Trilhas Potiguares. Sustentabilidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Braga Albino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Psicopedagoga do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA/UFRN)

Flavia Cristine Medeiros Theodoro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Especialista em Educação Ambiental e Geografia do semiárido pelo IFRN

Discente do curso de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde - UFRN

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

BRAGA ALBINO, I.; MEDEIROS THEODORO, F. C. . . O PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES E SUA EXECUÇÃO EXTENSIONISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SERRA NEGRA DO NORTE/RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 15, n. 1, 2023. DOI: 10.21680/2178-6054.2023v15n1ID30470. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/30470. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência