A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA PARA A LIBERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2023v16n2ID34101

Resumo

Objetivou-se apresentar dois projetos de extensão vinculados a duas instituições públicas de ensino superior (UFPR) e (UTFPR), cujos propósitos são voltados a uma pedagogia emancipatória e de caráter interseccional. Acreditamos que a extensão universitária seja um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre universidades e setores da sociedade, deve estar integrada ao ensino e à pesquisa e colaborar também com a formação cidadã e profissional de seus estudantes. Descrevemos a metodologia adotada na condução do curso de extensão: Ensino de Língua com Consciência, junto à Universidade Federal do Paraná (UFPR) voltado para professores de línguas e que tem o objetivo dialogar sobre o conceito de ‘consciência’ no ensino de línguas sob diferentes perspectivas e proporcionar um espaço de trocas e de percepção dos sentimentos presentes em salas de aulas de línguas estrangeiras. E projeto TUTOR em curso desde 2017 realizado junto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Como extensão objetivou-se estudar a constituição da subjetividade em diferentes momentos da vida escolar e apoiar os alunos enquanto sujeitos históricos que emergem no paradigma da educação para o trabalho em sua escolha profissional.Concluímos que ambos os projetos são capazes de estabelecer uma relação orgânica entre a universidade e a sociedade e ajudam a compreender, a partir de uma perspectiva panorâmica e exploratória, a produção científica brasileira e extensão universitária, enquanto metodologia emancipatória. A extensão é um dos processos essenciais para estabelecer uma relação construtiva e dialógica entre Universidade e sua comunidade, bem como entre Universidades, sempre com o objetivo de fortalecer as trocas com a sociedade que as acomoda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Caldas Brognoli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho e bolsista de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Bolsista do Programa de Iniciação Científica PIBIC 2017/2018 (UTFPR). Bolsista PIBIC 2018/2019 e 2020/2021 pela Fundação Araucária. Integrante do Projeto de Extensão LABTUTOR (Tecnologia, Universidade, Trabalho e Orientação). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq- Tecnologia, Atividade, Subjetividade e Saúde (TASS).Participação em congressos acadêmicos em países como: Peru e Uruguai (2017), Argentina (2018 e 2022), Colômbia (2019), México (2022), Paraguai (2023). Professora Mentora do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Melissa Bertolini Rodrigues , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade, PPGTE/UTFPR, com a linha de Pesquisa Tecnologia e Trabalho e graduanda do curso de Letras Licenciatura Italiano da UFPR. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (1998) e graduação em Audio Visual : Multimídia pela Escola Panamericana de Arte Sociedade Simples (2008). Advogada atuante junto à Positivo Informática - Matriz, com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Contratual Internacional, para a área de Procurement.

Maria Sara De Lima Dias , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2016) como Bolsista CAPES, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha com projetos que discutem Tecnologia e Trabalho, Saúde do Trabalhador e Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Professora do Departamento de Filosofia e Ciencias Humanas (DAFCH) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná , na graduação leciona Psicologia do Trabalho e Planejamento de Carreira. Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE, é orientadora de mestrado e doutorado, iniciação científica e tecnológica e projetos de extensão. Atua na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho ministras disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Tecnologia e Sociedade e Dimensões Culturais da Tecnologia é Líder do GRUPO - TASS, Tecnologia, atividade, subjetividade e saúde e participa do GRUPO Internacional GIOES, na Universidad de La Laguna, e do Grupo Internacional VIPAT, Violência en la Pareja na Universidade Autônoma de Barcelona. Participa dos Grupos de Pesquisa de Carreira na ANPEPP. Coordenadora do Projeto de Extensão Grupo de Leituras de Lev Vygotsky e Coordena o Laboratório TUTOR- Tecnologia Trabalho e Orientação. Atualmente participa da ALFEPSI, Associação Latino Americana de Psicologia, e da Associação, ABRAPSO, Associação Brasileira de Psicologia Social, e ABRAPEE, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.

Paula Garcia De Freitas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2008) e Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português e Italiano pela Universidade de São Paulo (2003). É professora de italiano do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós Graduação da mesma universidade, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, língua italiana, ensino de línguas, aprendizagem de línguas e cultura italiana, formação de professores (de línguas), ensino e aprendizagem (de línguas) por tarefas, análise, reflexão e produção de material didático. Coordena projetos de formação de professores de línguas para diferentes contextos, principalmente a Educação Básica. Em 2022 fez estágio de pós doutorado na Vrije Universiteit Brussel (VUB - Bélgica) e na Universidade de São Paulo sobre a Abordagem intercultural para o ensino de línguas, com financiamento CNPq. É líder do Grupo de Pesquisa NELIB (Núcleo de Estudos em Língua Italiana em Contexto Brasileiro) e membro do EALQ (Grupo de pesquisa - Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa). É também mãe da Helena, que nasceu em 2011, e da Marília, de 2016.

Downloads

Publicado

03-09-2024

Como Citar

CALDAS BROGNOLI, P.; BERTOLINI RODRIGUES , M. .; DE LIMA DIAS , M. S. .; GARCIA DE FREITAS, P. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA PARA A LIBERDADE . Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 16, n. 2, 2024. DOI: 10.21680/2178-6054.2023v16n2ID34101. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/34101. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência