A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA PARA A LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2023v16n2ID34101Resumo
Objetivou-se apresentar dois projetos de extensão vinculados a duas instituições públicas de ensino superior (UFPR) e (UTFPR), cujos propósitos são voltados a uma pedagogia emancipatória e de caráter interseccional. Acreditamos que a extensão universitária seja um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre universidades e setores da sociedade, deve estar integrada ao ensino e à pesquisa e colaborar também com a formação cidadã e profissional de seus estudantes. Descrevemos a metodologia adotada na condução do curso de extensão: Ensino de Língua com Consciência, junto à Universidade Federal do Paraná (UFPR) voltado para professores de línguas e que tem o objetivo dialogar sobre o conceito de ‘consciência’ no ensino de línguas sob diferentes perspectivas e proporcionar um espaço de trocas e de percepção dos sentimentos presentes em salas de aulas de línguas estrangeiras. E projeto TUTOR em curso desde 2017 realizado junto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Como extensão objetivou-se estudar a constituição da subjetividade em diferentes momentos da vida escolar e apoiar os alunos enquanto sujeitos históricos que emergem no paradigma da educação para o trabalho em sua escolha profissional.Concluímos que ambos os projetos são capazes de estabelecer uma relação orgânica entre a universidade e a sociedade e ajudam a compreender, a partir de uma perspectiva panorâmica e exploratória, a produção científica brasileira e extensão universitária, enquanto metodologia emancipatória. A extensão é um dos processos essenciais para estabelecer uma relação construtiva e dialógica entre Universidade e sua comunidade, bem como entre Universidades, sempre com o objetivo de fortalecer as trocas com a sociedade que as acomoda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Extensão & Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.