ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM VISUAL EM UMA BIBLIOTECA PARA CRIANÇAS E JOVENS

Autores

  • Mariana Cortez Cortez Universidade Federal da Integração Latino-americana https://orcid.org/0000-0003-2257-557X
  • EMILLY BERLANDA DA SILVA Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2024v18n2ID35342

Resumo

É preciso considerar o espaço bibliotecário como um mediador ativo, por isso a proposta de pesquisa-ação, executada por um projeto de extensão universitária, é analisar intervenções artístico-educativas no ambiente interno e externo de uma biblioteca comunitária. Neste artigo são apresentadas cinco “instalações” expostas por um período de 15 dias. Como resultados obtidos, considera-se, para a elaboração da “instalação”, a necessidade de estudos advindos das áreas de artes, design e arquitetura, buscando a proporcionalidade entre espaço e objetos, o estudo de cores e a experimentação de texturas. A finalidade da experiência é ampliar a visibilidade da biblioteca e, por meio de análise qualitativa, são descritas interlocuções entre os usuários e os mediadores, a fim de refletir sobre o envolvimento da comunidade com as atividades oferecidas pelo equipamento cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Cortez Cortez, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Docente na Universidade Federal da Integração Latino-americana da área Letras/Linguística, na graduação e do mestrado em Literatura Comparada (PPGLC). Foi leitora do Brasil junto à Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (UNC - Facultad de Lenguas), designada pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e por processo seletivo CAPES. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Semiótica e Linguística Geral (2001) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Presidente Prudente). Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - 2. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Linguagem, Mediação de Leitura, Literatura e Ensino e Literatura Infantil.

EMILLY BERLANDA DA SILVA, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Graduanda em Arquitetura - Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Downloads

Publicado

15-08-2025

Como Citar

CORTEZ, Mariana Cortez; SILVA, EMILLY BERLANDA DA. ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM VISUAL EM UMA BIBLIOTECA PARA CRIANÇAS E JOVENS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2178-6054.2024v18n2ID35342. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/35342. Acesso em: 26 dez. 2025.