TRANSFORMANDO O ENSINO DE GRAMÁTICA ATRAVÉS DE TORNEIOS DE JOGOS EM EQUIPES

UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID

Autores

  • Júlia Rodrigues de Figueiredo Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Maria Clara Souza Reis Guerra Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Caroline Rezende Caputo Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2024v17n1ID35475

Resumo

As metodologias ativas priorizam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, em contraste com o ensino tradicional centrado no professor como detentor do conhecimento. Essas práticas pedagógicas são relevantes para a educação futura, buscando renovar as formas de ensinar e aprender. Com base na visão colaborativa de Paulo Freire (1970), este relato descreve uma gincana realizada por bolsistas do PIBID com alunos do 8º ano, utilizando o método TGT (Teams-Games-Tournament), que promove a aprendizagem cooperativa por meio de jogos em equipes. O relato detalha o planejamento, execução e avaliação da gincana, destacando atividades lúdicas para trabalhar conteúdos de gramática. A análise dos resultados revela um impacto positivo no desempenho acadêmico e na motivação dos estudantes, proporcionando uma experiência significativa na aquisição de conhecimento.

Palavras-chave: Metodologias ativas; aprendizagem; gincana; língua portuguesa; PIBID.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Rodrigues de Figueiredo, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduanda em Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias.

Maria Clara Souza Reis Guerra, Universidade Federal do Sul da Bahia

Estudante da licenciatura interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias na Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Paulo Freire, Teixeira de Freitas, Bahia.

Caroline Rezende Caputo, Universidade Federal do Sul da Bahia

Licenciado em Letras - Português / Inglês, Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Ensino de Língua Inglesa, Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras - Estudos Literários, Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Linguística Aplicada, Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

RODRIGUES DE FIGUEIREDO, J.; SOUZA REIS GUERRA, M. C.; REZENDE CAPUTO, C. TRANSFORMANDO O ENSINO DE GRAMÁTICA ATRAVÉS DE TORNEIOS DE JOGOS EM EQUIPES: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 17, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2178-6054.2024v17n1ID35475. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/35475. Acesso em: 6 jan. 2025.