ENVIRONMENTAL EDUCATION TO CO MBAT THE BREEDING OF CAPTIVE BIRDS IN CANGUARETAMA-RN

Authors

  • Anísia Karla de Lima Galvão IFRN https://orcid.org/0000-0002-1407-7557
  • Nilton Xavier Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Tatiana de Oliveira Calado
  • Maria Clara do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karen Luryana Padilha dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2024v17n1ID36535

Abstract

With the aim of working on environmental education to combat the breeding of birds in domestic captivity and arouse interest in caring for animal welfare, a literature review was initially carried out to identify the main species of wild birds raised in prison. municipality of Canguaretama-RN. Afterwards, a exhibition was organized with artistic productions on the theme by teachers and students from IFRN Campus Canguaretama. The team also produced banners, booklets and other teaching materials, which were presented and distributed on a radio, in six municipal public schools and during IFRN's IV Science, Technology and Extension Week. The project reached around 4600 people, thus fulfilling its objectives.

Downloads

Author Biographies

Anísia Karla de Lima Galvão, IFRN

Docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Agronomia Tropical pela UFAM (2011), Mestre em Engenharia de Produção pela UFRN (2006) e Graduada em Zootecnia pela UFRN (2004). Coordena e participa de projetos de pesquisa e extensão com ênfase na área de meio ambiente.

Nilton Xavier Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pelo Programa de Pós -Graduação em Educação Profissional Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Mestre e especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (UFRN). Professor efetivo de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do grupo de Pesquisa Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq) e da Associação Brasileira de Pesquisadore(a)s Negro(a)s - ABPN.

Tatiana de Oliveira Calado

Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2020) e Bacharelado em Ciências Ambientais (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Engenharia Ambiental pela Uninassau (2014). Especialização em Perícia e Auditoria Ambiental pela FAFIRE (2011) e especialização em Engenheiro de Campo - SMS pelo PROMINP/UFPE (2013). Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, regime de Dedicação Exclusiva. Atuação na coordenação e execução de estudos ambientais, implantação e monitoramento de Gestão Ambiental, gestão de resíduos sólidos. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, fiscalização e monitoramento, legislação ambiental, auditoria ambiental, sistema de gestão integrada, resíduos sólidos, recursos hídricos.

Maria Clara do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em ciências humanas e sociais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino médio integrado, gênero, corpo, sofrimento e juventude do campo. 

Karen Luryana Padilha dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Técnica em Eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Published

27-12-2024

How to Cite

KARLA DE LIMA GALVÃO, A.; XAVIER BEZERRA, N. .; DE OLIVEIRA CALADO, T. .; DO NASCIMENTO, M. C. .; LURYANA PADILHA DOS SANTOS, K. . ENVIRONMENTAL EDUCATION TO CO MBAT THE BREEDING OF CAPTIVE BIRDS IN CANGUARETAMA-RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 17, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2178-6054.2024v17n1ID36535. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/36535. Acesso em: 12 apr. 2025.