VISITA TÉCNICA EXTENSIONISTA À USINA DE ITAIPU: O PROJETO TUTOR E APRENDIZAGENS SOCIAIS

O PROJETO TUTOR E APRENDIZAGENS SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2024v18n2ID38138

Resumo

O estudo trata das relações de aprendizagem social através do projeto TUTOR/UTFPR realizado em uma Visita Técnica Extensionista (UTFPR) na Usina de Itaipu. A metodologia dialógica fundamentada nas diretrizes nacionais da extensão universitária buscou demonstrar a importância dos potenciais da natureza e o desenvolvimento tecnológico para que os sujeitos possam reconhecer e confrontar saberes diferentes na produção de conhecimentos pela via extensionista. Os resultados obtidos a partir da disciplina extensionista de Planejamento de Carreira evidenciam desde o planejamento da visita até a sua execução ao realizar práticas acadêmicas articuladas à prática se possibilita estabelecer vínculos entre as necessidades de aprendizagens e soluções para problemas reais da comunidade e o conhecimento acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sara de Lima Dias, UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2016) como Bolsista CAPES, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha com projetos que discutem Tecnologia e Trabalho, Saúde do Trabalhador e Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Professora do Departamento de Estudos Sociais (DAESO) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná é Professora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE, orientadora de metrado e doutorado, na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho.

Ewaldo Cezar da Costa, UTFPR

Ewaldo Cezar da Costa Mestrando Universidade Tecnológica Federal do Paraná 

Pedro Moreira da Silva Neto, UTFPR

Doutor na Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Graduação em Curso Superior em Artes Cênicas, Direção Teatral pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989), Especialização em História da Arte com ênfase no Ensino Superior, e mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - Políticas Públicas em Educação (2012). Realizou Estancia em Universitat de Barcelona com orientação do Professor Dr. Alípio Sánchez Vidal (2015/2016). Tem livros publicados em Políticas Públicas, Educação Continuada, Plano Cultural para a Cidade, Educação para a Liberdade, Ouvidoria Universitária, além de livros de História da Educação, Pedagogia Social Comunitária a serem também publicados. Possui experiência como Curador de artes, estudos em Museologia e Patrimônio Cultural com ênfase em Ação Educativa. Possui estudos em história da arte e da cultura,atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Ensino da Arte, Ética profissional, Filosofia da Educação, Psicologia, Estética e História da Arte, Psicologia em Educação, História Cultural da Arte,Teatro, Pedagogia e Criatividade, Desenvolvimento de Liderança, Egressos de Cursos Superiores e Projeto de Vida, Dinâmicas Artísticas, Sociais, Culturais Criativas, Formação Humana e Afetividade, Políticas Públicas em Educação, Processos Pedagógicos de Construção Textual através do gesto, através da palavra, do desenho, de parâmetros relacionais com objetos, Pedagogia para a Produção Visual, Plástica através do desenho livre individual e grupal, processos de visualização do desenvolvimento de aportes pessoais para profissões, Pedagogia para o empreendedorismo e metas futuras, jogos criativos, jogos relacionais, Pedagogia das Possibilidades como Propósito, Economia Compartilhada e Colaborativa, Ações Culturais Educativas como Intervenção Social Comunitária em Espaços Educacionais, Roteiro de Vida e Movimento Transformador, Problemáticas da Estrutura Educativa e o Suicídio em Estudantes Universitários, entre outros temas. Escritor com prêmios em literatura, roteiro. Especificidade como professor em Educação - Políticas Públicas; Psicologia Social Comunitária, Pedagogia Social Comunitária, Educação Continuada, Ética, Plano, projeto para espaços receptivos do sensível, e Dinamicas de Grupo.

Downloads

Publicado

15-08-2025

Como Citar

DE LIMA DIAS, Maria Sara; COSTA, Ewaldo Cezar da; DA SILVA NETO, Pedro Moreira. VISITA TÉCNICA EXTENSIONISTA À USINA DE ITAIPU: O PROJETO TUTOR E APRENDIZAGENS SOCIAIS: O PROJETO TUTOR E APRENDIZAGENS SOCIAIS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2178-6054.2024v18n2ID38138. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/38138. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência