PROMOVENDO INCLUSÃO: OFICINA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria do Socorro da Silva Ferreira UPE-PE -Campus Petrolina
  • Alaíde Raquel Nunes de Souza Holanda UPE _ Campus Petrolina -PE
  • Mateus Breno Campos de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2024v18n2ID38176

Resumo

RESUMO

 

O presente estudo tem como objetivo realizar o relato de um projeto de intervenção do componente curricular “Educação em Direito Humanos e Políticas Públicas”, do PPGFPPI¹, apresentando a experiência de realização da oficina “Gênero e Sexualidade”, realizada no IFBA² da cidade de Juazeiro/BA. A atividade fez parte do projeto “Escola de Direitos”, e contou com a participação de estudantes do ensino médio técnico integrado. Na ocasião foi aplicada a sequência didática aqui trabalhada, produto construído no decorrer do componente curricular. A sequência didática foi distribuída em 4 etapas distintas, conforme os conteúdos programáticos. Os temas foram explorados por meio de metodologias participativas adequadas ao público-alvo, que permitiu a troca de experiências, debates e reflexões sobre os assuntos tratados. Além disso, possibilitou que os mestrandos aplicassem seus conhecimentos através da conexão entre ensino e comunidade. A oficina demonstrou a eficácia de metodologias participativas na promoção de um aprendizado reflexivo, evidenciando a importância de uma educação que valoriza a conscientização e o diálogo. Os resultados reforçam a relevância de intervenções semelhantes em outros contextos, contribuindo para uma educação mais inclusiva e crítica.

 

Palavras-chave: gênero; ensino; sequência didática; sexualidade; intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro da Silva Ferreira, UPE-PE -Campus Petrolina

Maria do Socorro da Silva Ferreira – Mestra em Educação no Programa de Pós Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – UPE- Campus Petrolina, Pedagoga , atualmente é  docente na educação de Jovens e Adultos.

Alaíde Raquel Nunes de Souza Holanda , UPE _ Campus Petrolina -PE

Graduada em licenciatura plena em História pela Universidade de Pernambuco-Campus Petrolina.

Docente pela Secretaria de Educação e Esportes de Petrolina.

Mateus Breno Campos de Carvalho

Mateus Breno Campos de Carvalho - Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - UPE Campus Petrolina.

Downloads

Publicado

15-08-2025

Como Citar

FERREIRA, Maria do Socorro da Silva; DE SOUZA HOLANDA , Alaíde Raquel Nunes; CAMPOS DE CARVALHO, Mateus Breno. PROMOVENDO INCLUSÃO: OFICINA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2178-6054.2024v18n2ID38176. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/38176. Acesso em: 26 dez. 2025.