PROMOVENDO INCLUSÃO: OFICINA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2024v18n2ID38176Resumo
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo realizar o relato de um projeto de intervenção do componente curricular “Educação em Direito Humanos e Políticas Públicas”, do PPGFPPI¹, apresentando a experiência de realização da oficina “Gênero e Sexualidade”, realizada no IFBA² da cidade de Juazeiro/BA. A atividade fez parte do projeto “Escola de Direitos”, e contou com a participação de estudantes do ensino médio técnico integrado. Na ocasião foi aplicada a sequência didática aqui trabalhada, produto construído no decorrer do componente curricular. A sequência didática foi distribuída em 4 etapas distintas, conforme os conteúdos programáticos. Os temas foram explorados por meio de metodologias participativas adequadas ao público-alvo, que permitiu a troca de experiências, debates e reflexões sobre os assuntos tratados. Além disso, possibilitou que os mestrandos aplicassem seus conhecimentos através da conexão entre ensino e comunidade. A oficina demonstrou a eficácia de metodologias participativas na promoção de um aprendizado reflexivo, evidenciando a importância de uma educação que valoriza a conscientização e o diálogo. Os resultados reforçam a relevância de intervenções semelhantes em outros contextos, contribuindo para uma educação mais inclusiva e crítica.
Palavras-chave: gênero; ensino; sequência didática; sexualidade; intervenção.
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