CD - Crescimento e Desenvolvimento: cuidando e promovendo a Saúde da Criança

  • Pâmela Katherine Nelson Campero
  • Daniele da Silva Macêdo
  • Renata Cristina Barros Leite
  • Cecí­lia Olívia Paraguai Oliveira
  • Dayara Alves Ferro
  • Maiana Maria de Lima Dantas
  • Emeline Noronha Vilar de Souza
  • Leonardo Moura Ferreira de Souza
  • Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha

Resumo

OBJETIVO: Retomar a prática do CD – Crescimento e Desenvolvimento na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária por médicos pediatras e estudantes da graduaçáo, promovendo tanto o acompanhamento das crianças quanto a educaçáo e orientaçáo aos pais quanto ao aleitamento, alimentaçáo, vacinaçáo, higiene e cuidado integral.
METODOLOGIA: Projeto desenvolvido na Unidade de Saúde Familiar Comunitária (USFC), através da busca ativa e cuidado de crianças da comunidade na faixa etária de zero a dois anos para acompanhamento de seu processo de crescimento e
desenvolvimento. Em 58 crianças foram verificados peso, altura e perímetro cefálico, sendo todos registrados em gráficos padronizados pela OMS. O desenvolvimento das crianças foi avaliado através da Ficha de Acompanhamento do Desenvolvimento Neuropsicomotor, utilizando-se brinquedos destinados a averiguar a aquisiçáo de novas habilidades. RESULTADOS: Neste programa 100% das máes, na faixa etária dos 25 anos de idade, fizeram o pré-natal em média 6,5 consultas. Destas gestantes, 66% náo apresentaram nenhuma intercorrência, enquanto 34% apresentaram. As crianças, em sua maioria, nasceram de parto eutócico (66%) e as cesarianas representaram 31% e os partos do tipo fórceps 3%. A média de peso dos recém-nascidos foi de 3.146g. A estatura dos bebês foi em média 48,3cm e o perímetro cefálico 34,4cm. 82,8% das crianças foram amamentadas, entre elas 27,6% tiveram aleitamento materno exclusivo, 1,7% aleitamento materno predominante, 46,6% aleitamento complementado, 6,9% aleitamento parcial e 17,2% receberam leite artificial. CONCLUSÁO: Este estudo proporcionou uma reflexáo crítica acerca da possibilidade de prevençáo de enfermidades infantis através da intervençáo do programa no acompanhamento das crianças desde os primeiros anos de vida, avaliando situações de risco e promovendo um cuidado e crescimento saudável.
Palavras-chave: Crescimento; Desenvolvimento; Criança; Prevençáo; Promoçáo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-07-2010
Como Citar
CAMPERO, P. K. N.; MACÊDO, D. DA S.; LEITE, R. C. B.; OLIVEIRA, C. O. P.; FERRO, D. A.; DANTAS, M. M. DE L.; SOUZA, E. N. V. DE; SOUZA, L. M. F. DE; ROCHA, N. DE S. P. D. CD - Crescimento e Desenvolvimento: cuidando e promovendo a Saúde da Criança. Revista Extensão & Sociedade, v. 1, n. 1, 27 jul. 2010.
Seção
Relatos de Experiência