Liga de Saúde da Família na graduação: integração e inovação curricular
Resumo
Relato de experiência das atividades da Liga em Saúde da Família Comunidade e Educaçáo Popular – LASFACE. OBJETIVOS: Proporcionar vivências e práticas multiprofissionais nas USF para os participantes; Incentivar a produçáo científica eestimular a criaçáo de projetos de extensáo e ensino em parceria com a comunidade e serviços de saúde; Proporcionar integraçáo entre os cursos da área da saúde em torno da
multidisciplinaridade no contexto da atençáo integral à saúde e ESF. METODOLOGIA: Compreende metodologias ativas na construçáo do processo ensino-aprendizagem que
proporcionem o desenvolvimento crítico-reflexivo dos participantes, permitindo uma construçáo do saber e da prática de forma compartilhada entre discentes, docentes, profissionais de saúde e comunidade. Visa atender as expectativas por meio de: estágios em USF; realizaçáo de Ciclos de Debates baseados numa metodologia problematizadora; elaboraçáo de artigos científicos apresentados e divulgados em congressos e eventos
científicos; avaliaçáo processual da gestáo das ações do projeto; atualizaçáo de um banco de dados, virtual; estratégia de formaçáo para atuar como monitores do PET Saúde. RESULTADOS: A LASFACE promoveu Ciclos de Debates baseados em metodologia da problematizaçáo, em que todos os participantes constroem o conhecimento de forma compartilhada e com criticidade; estágios voluntários de seus
membros em unidades de saúde da família de Natal/RN (Felipe Camaráo e Vale Dourado); Seleçáo de novos membros, sendo disponibilizadas 15 (quinze) vagas, distribuídas para os acadêmicos devidamente matriculados em um dos cursos da UFRN; atuou e participou de diversos projetos de Extensáo; apresentou vários trabalhos em diversos eventos; participaçáo na seleçáo de monitores do Pet-Saúde da UFRN 2009 e
aprovaçáo de membros; criaçáo de um grupo de e-mails e utilizaçáo de um Blog; integrante da Associaçáo Nacional de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família e Medicina de Família e Comunidade; a uniáo e racionalizaçáo das ações entre diversos projetos e entidades. CONCLUSÁO: A LASFACE tem conseguido, no curto intervalo de tempo, Extensáo e Sociedade – 2010 - Ano 01 – Vol. 01 – n. 0 – PROEX cumprir o seu papel de integrar e inovar ações de graduaçáo voltadas para a atençáo primária e saúde da família. De implementar ações no fortalecimento do debate, conhecimento e inserçáo de estudantes na realidade das ABS desde o início da sua formaçáo, pois vem proporcionando uma maior discussáo a respeito das temáticas: saúde da família, multidisciplinaridade e educaçáo popular, ainda táo desvalorizadas pelo órgáo formador. Ao mesmo tempo, táo importante para o almejado bom funcionamento do SUS, de forma a proporcionar ao jovem profissional um melhor conhecimento sobre as necessidades socio-epidemiólogicas e realidade sanitária do SUS, uma vez que a ABS e a ESF sáo hoje norteadores das políticas públicas de saúde no Brasil.
Palavras-chave: Saúde. Atençáo Básica. Educaçáo.
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Publicado
27-07-2010
Como Citar
MACÊDO, D. da S.; FERREIRA, F. C.; MACÊDO, D. da S.; FERREIRA, F. C.; SILVA, J. R. da; COSTA, R. C. R. da; SILVA, J. R. da; TRINDADE, T. R. O.; COSTA, R. C. R. da; TRINDADE, T. R. O.; ROCHA, N. de S. P. D.; ROCHA, N. de S. P. D.; SOUZA, E. L. de; SOUZA, E. L. de. Liga de Saúde da Família na graduação: integração e inovação curricular. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/388. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiência