EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DIÁLOGO DE SABERES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O CARIRI – PASCAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2025v20n2ID39922Resumo
Este trabalho tem caráter exploratório-descritivo e apresenta uma experiência enquanto voluntária no Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR), ação extensionista vinculada ao campus da Universidade Federal de Campina Grande, em Sumé-PB. As atividades desenvolvidas pelo projeto promovem a educação para a conservação do solo e a produção sustentável de alimentos, por meio de metodologias dialógicas e participativas com escolas e comunidades rurais. A extensão universitária, nesse contexto, configura-se como espaço formativo que estimula uma aprendizagem crítica, reflexiva, humanizada e cidadã. A vivência extensionista permite a aproximação entre universidade e realidade local, superando a lógica dualista entre teoria e prática. Assim, a experiência evidencia o papel transformador da extensão na formação discente e na promoção de saberes contextualizados e socialmente comprometidos.
Palavras-chave: Extensão universitária. Sustentabilidade. Educação contextualizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Extensão & Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.