CULTURA INDÍGENA (CIN)- SABERES E FAZERES PARA ALÉM DA ALDEIA FIRMANDO A LUTA CONTRA O PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO INDÍGENA
FIRMANDO A LUTA CONTRA O PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2025v20n2ID40905Resumo
Este artigo tem como objetivo trazer a experiência do Projeto Cultura Indígena: saberes e fazeres (Cin), registrado na Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Os povos indígenas vêm passando por processos que deslegitimam sua cultura, processos estes que inclui violência, exploração, discriminação e muito preconceito, arrastando por gerações o apagamento dos povos originários, suas línguas, sua ancestralidade, suas cosmovisões, suas vidas. Diante deste conhecimento e do relacionamento com indígenas, sentiu-se a necessidade de criar o projeto Cin, que desde então vem desenvolvendo atividades que visam o fortalecimento, reconhecimento e o respeito à cultura indígena, no afã de diminuir o preconceito e a discriminação do povo originário e proporcionar ações que possam contribuir com sua jornada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Extensão & Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.