A GEOGRAFIA CRÍTICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SENADOR ELÓI DE SOUZA/RN

Autores

  • Daniel Nunes Ferreira UFRN
  • Bruno Lopes da Silva UFRN
  • Ítalo Reis Dantas UFRN

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho foram os docentes de geografia da Escola Municipal Professor Francisco Ernesto da Cunha situada no município de Senador Elói de Souza, tendo como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas com base na perspectiva crítica. Este trabalho foi desenvolvido na extensão universitária do Programa de Educação Tutorial de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em agosto de 2010. Nesta ocasião buscou-se avaliar a situação do ensino de geografia da rede municipal de educação do município, tendo como ferramenta metodológica a realização de um minicurso para suprir as carências existentes nas práticas pedagógicas dos professores. Para produzir este artigo, foi utilizado como metodologia uma pesquisa bibliográfica em que se adquiriu embasamento sobre a geografia e a pedagogia crítica, atrelado a uma pesquisa empírica junto aos docentes, em que houve aplicação de questionários.

 

Palavras-chaves: Práticas Pedagógicas. Extensão Universitária do PET Geografia. Ensino na Geografia Crítica. Senador Elói de Souza.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-10-2013

Como Citar

NUNES FERREIRA, D.; LOPES DA SILVA, B.; REIS DANTAS, Ítalo. A GEOGRAFIA CRÍTICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SENADOR ELÓI DE SOUZA/RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 6, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/4289. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência