APRIMORAMENTO do grupo de gestantes da comunidade de Morada de Fé - Macaíba/RN

Autores

  • Jocélio Ramalho da Silva UFRN
  • Rodolfo Lima Silva UFRN
  • Themis Xavier de Albuquerque Albuquerque Pinheiro UFRN

Resumo

Grupo de gestantes pode ser uma forma eficiente, de baixo custo e relativamente simples de melhorar a assistência pré-natal a famílias de baixa renda. Objetivo: relatar a experiência de aprimoramento de um grupo de gestantes na Unidade Saúde da Família Morada da Fé – Macaíba/RN, como resultado de um projeto de intervenção da disciplina de Estágio em Saúde Coletiva, do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Construto sob análise: Durante a gestação, a mãe passa por diversas mudanças biopsicossociais, gerando dúvidas, alterações de comportamento, medo, insegurança. Na população de baixa renda, onde o cenário é composto, muitas vezes, por ambiente socialmente restrito, com desagregação familiar, níveis de escolaridades baixos, crenças transmitidas ao longo das gerações e elevado índice de gravidez em adolescentes, estes conflitos e ansiedade podem ser ainda maiores, podendo prejudicar o bem-estar da mãe e do feto, bem como os cuidados com o recém-nascido. O que se observa é que as gestantes, a despeito das consultas de pré-natal, muitas vezes, não esclarecem dúvidas sobre a gestação, parto e cuidados com a saúde do bebê (por exemplo, a importância da amamentação), seja por receio de perguntar ao médico assistente, seja por falta de orientação deste ou mesmo atendimento inadequado. Dessa forma, além de melhoria na infra-estrutura e capacitação constante dos profissionais, é necessário buscar novas alternativas para ajudar a aprimorar a qualidade da assistência de pré-natal. Nesse sentido, surge a idéia organizar reuniões, mensalmente, com um

grupo de gestantes da comunidade, atendidas na unidade de saúde, nas quais serão discutidos temas como planejamento familiar, gestação, parto e pós-parto, através de atividades lúdicas, depoimentos de pessoas da comunidade e palestras com profissionais de saúde. Fontes usadas: manuais do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Atenção à Saúde do MS/Brasil; informações do SIAB/SUS/Macaíba; cartilhas do Ministério da Saúde sobre pré-natal; Lei nº11.770, de 09 de Setembro de 2008, MS/Brasil; informações do site http://portal.saude.gov.br. Conclusões: sendo composto por uma população carente, tanto de recursos financeiros como de conhecimento, o grupo de gestantes nasce como mais uma forma de acolhimento, criação de maior vínculo com os profissionais de saúde, troca de experiências, esclarecimentos de dúvidas, resultando em “empoderamento” (empowerment, em inglês) das grávidas, no intuito de poderem tomar decisões informadas e agirem corretamente. Além disso, é uma reafirmação de que a gestação deve ser encarada com seriedade, respeito e amor.

Palavras-chave: gestação, Estratégia Saúde da Família, grupo de discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-10-2013

Como Citar

RAMALHO DA SILVA, J.; LIMA SILVA, R.; DE ALBUQUERQUE ALBUQUERQUE PINHEIRO, T. X. APRIMORAMENTO do grupo de gestantes da comunidade de Morada de Fé - Macaíba/RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 6, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/4293. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência