ENSINANDO O CICLO SONO-VIGÍLIA NA ESCOLA

Autores

  • Bruna Dora Universidade Federal do Pampa
  • Douglas Neves
  • Felipe Carpes Universidade Federal do Pampa
  • Pamela Mello-Carpes

Resumo

Um ciclo sono-vigília adequado é primordial para o bom funcionamento de inúmeras funções do cérebro e do organismo. Na idade escolar, alterações no padrão do sono são comuns por diversos fatores. Por isso é importante tratar do tema qualidade do sono no ambiente escolar, buscando
que tanto professores quanto alunos tenham conhecimento sobre o assunto. Objetivos: Relatar ações de extensão para educação sobre o sono realizadas junto a escolares e professores de escolas da rede pública de Educação Básica de Uruguaiana/RS. Metodologia: Três intervenções foram realizadas junto a estudantes de escolas da rede pública de ensino do município de Uruguaiana/RS, sendo que 38 alunos com idade média de 14 (±1,05) anos foram avaliados
através da escala de sonolência de Epworth e cerca de 160 estudantes participaram de palestras e rodas de conversa com o enfoque em saúde do sono, com posterior entrega de folder educativo.Também foi realizado um curso de capacitação para 11 professores da rede pública de ensino, no qual foram levantadas as principais dúvidas dos professores em relação à saúde mental e sono
através de um questionário online, sendo esta temática abordada de forma expositivo-dialogada,
incluindo práticas relacionadas à saúde do sono, em encontros presenciais. Resultados e discussão: Os dados da escala de sonolência de Epworth mostraram que dos 38 alunos avaliados, 21% apresentam um sono saudável, 45% estão no grupo intermediário e 34% estão no
grupo de risco. Observou-se que poucos alunos apresentaram um padrão adequado de sono.
Verificamos que as orientações fornecidas sobre a importância do sono incrementaram o conhecimento acerca do ciclo sono-vigília e higiene do sono dos estudantes. Os professores apresentaram grande interesse no recebimento de sugestões sobre como abordar o tema saúde mental em sala de aula, sendo que 53,84% relataram essa preocupação, e 38,46% demonstraram preocupação em identificar transtornos mentais em alunos. Através do curso, a saúde mental e o sono foram amplamente discutidos, e, por meio das práticas, incluindo uma forma lúdica de abordar a escala de sonolência de Epworth, os professores puderam visualizar como o sono inadequado pode prejudicar a atenção e, consequentemente, o aprendizado. Conclusão: Percebemos que professores e alunos apresentam dificuldade em entender o termo saúde mental e a importância do sono. Durante as intervenções, estudantes e professores participaram ativamente demonstrando interesse em realizar as práticas e receber orientações acerca da saúde do sono. Dessa forma, as atividades tiveram boa receptividade na escola, podendo ser assumidas como atividades de rotina no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação em saúde. Saúde do sono. Docentes. Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-07-2014

Como Citar

DORA, B.; NEVES, D.; CARPES, F.; MELLO-CARPES, P. ENSINANDO O CICLO SONO-VIGÍLIA NA ESCOLA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/5518. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos