EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PRÉ-ESCOLARES: UMA FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Cristina Lopes do Carmo Unicamp

Resumo

A faixa etária pré-escolar caracteriza-se por um período de alta vulnerabilidade e
susceptibilidade à má nutrição. Nesta fase, as carências nutricionais levam a um
crescimento deficiente, aumento do risco de infecções, alterações no processo de
maturação do sistema nervoso, no desenvolvimento mental e intelectual, provocando
desequilíbrios funcionais. Objetivos: Traçar o perfil nutricional de pré-escolares em nove
Núcleos Comunitários do município de Viçosa-MG, promovendo neste período, através de
educação nutricional, a melhoria do estado nutricional. Metodologia: Na avaliação
antropométrica aferiu-se o peso e a estatura para posterior análise dos índices (P/I), (P/E)
e (E/I). Resultados: Avaliaram-se 155 pré-escolares antes da intervenção apresentando
os seguintes resultados: 91,61% (n=142) apresentaram estado nutricional de eutrofia,
7,09% (n=11) crianças encontravam-se com sobrepeso, 1,29% (n=2) das crianças
apresentavam-se com baixo peso. Após a intervenção foi avaliado o estado nutricional de
95 crianças, com o seguinte diagnóstico: 94% (n=89) crianças eutróficas, 1% (n=1)
criança com baixo peso e 5% (n=5) crianças com sobrepeso. Conclusões: A participação
da comunidade escolar e a adequada formação de agentes envolvidos nos procedimentos
de Segurança Alimentar para as Unidades de Alimentação e Nutrição Escolar são
indispensáveis para a prática promotora de saúde de crianças institucionalizadas que
recebem a Merenda Escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Pré-escolares. Educação nutricional. Avaliação antropométrica.
Creche.

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Publicado

10-07-2014

Como Citar

DO CARMO, C. L. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PRÉ-ESCOLARES: UMA FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/5529. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência