SAÚDE E CIDADANIA: TODOS JUNTOS NA CORRENTE CONTRA A DENGUE
Palavras-chave:
Educação em saúde. Dengue. Promoção de saúde.Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever as ações de combate à dengue desenvolvidas durante o componente curricular de Saúde e Cidadania da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN), no ano de 2011. Para o desenvolvimento do componente curricular de Saúde e Cidadania (SACI) ofertado no primeiro semestre letivo do ano 2011 (2011.1), os discentes foram alocados aleatoriamente em grupos de 15 alunos. A intervenção da qual trata este artigo ocorreu no bairro Cônego Monte, no município de Santa Cruz/RN. Inicialmente, os discentes realizaram uma visita exploratória ao bairro, acompanhados pelos agentes comunitários de saúde, a fim de conhecer a comunidade, verificar os fatores de risco para o desenvolvimento da dengue e, a partir disso, programar a intervenção. Optou-se por realizar a intervenção com crianças das escolas localizadas no bairro, elaborada de acordo com a faixa etária de cada turma, sendo desenvolvidas diferentes metodologias para expor o tema da dengue: palestra, teatro de fantoches, vídeo, atividade “corrente do bem contra a dengue” e jogo educativo. Todos os alunos de ambas as escolas participaram das intervenções realizadas. Entretanto, dos 190 alunos da Escola Estadual Prof.ª Rita Nelly Furtado, apenas 63 responderam o formulário; enquanto dos 167 alunos da Escola Municipal José Rodrigues da Rocha, 161 o preencheram. A participação dos alunos na proposta da corrente do bem, a qual foi avaliada por meio do preenchimento do cartaz, foi significativa. Foi possível observar que o desenvolvimento do componente curricular SACI exerceu um importante papel na prevenção da dengue e promoção da saúde nessa comunidade. Concluí-se que as medidas educativas de prevenção e promoção da saúde adotadas contribuíram para o enriquecimento do nível de informações sobre a doença, fornecendo subsídios para que a prevenção seja eficaz. No entanto, faz-se necessário um acompanhamento a longo prazo para verificar o impacto da conscientização dos escolares na realidade vivenciada pela comunidade.