PERFIL NA PENUMBRA: A IMAGEM DE JOSÉ GONÇALVES DE MEDEIROS ATRAVÉS DE SUAS CARTAS
Palavras-chave:
Correspondência, José Gonçalves de Medeiros, Literatura Potiguar, Escrita de si.Resumo
Estudo sobre as cartas que o escritor norte-rio-grandense José Gonçalves Pires de Medeiros (1919-1951) escreveu durante os anos de 1940. A correspondência de José Gonçalves concentra-se no período de 1941 a 1949 e compreende um conjunto de dezessete cartas a cinco diferentes destinatários. Interessa observar, na correspondência de José Gonçalves, aqueles assuntos que o situam diante do contexto histórico e político em que ele viveu e produziu sua obra, pois os autores de textos epistolares, na condição de interlocutores de um destinatário específico, ampliam consideravelmente o protocolo linguístico da escrita de si no trato dado a questões de interesse coletivo, uma vez que através de suas inquietações intelectuais passam a registrar, no gênero em causa, seus pensamentos no entorno da cultura em um dado momento da história de seu país, de seu estado ou comunidade. Desse modo, é válida a assertiva de Angelides (2001, p. 14): “[...] as cartas de um escritor podem ser objeto de fruição estética, embora de caráter bastante peculiar, em que o literário e o extraliterário se alternam”. Tomada como “espaço autobiográfico”, segundo Lejeune (2008), as cartas analisadas compreendem a psicologia do autor biografado e o seu entorno. Ao gênero estudado, são incorporados dados referenciais, memórias, confidências, perplexidades, visão de mundo, reflexões sobre arte e cultura, a política e a história, o que faz da escrita de si um universo de linguagem intersubjetiva, de interações dialógicas.
José Wilson Pereira de Azevêdo (UFRN) é mestrando em Estudos da Linguagem (área de concentração: Literatura Comparada) pela UFRN, possui especialização em Especialização em Literatura Luso-Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001).
Derivaldo dos Santos (UFRN) é doutor em Letras (UEPE, 2006). Professor de Literatura Brasileira no Curso de Letras da UFRN. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Dentre as suas publicações, destacam-se: Augusto dos Anjos: uma Lâmina do tempo (Ideia, 2002); As marcas da letra (Org., 2004); Fábula da iminência (Org., 2006); Trama de um cego labirinto (Org., 2010); “Estudo introdutório da obra completa de Florbela Espanca/Livro de Sóror Saudade” (Lisboa, Estampa, 2012).