ARTISTA-MEMÓRIA
CONSTRUINDO UM PENSAMENTO NA CONTRAMÃO DO NEGACIONISMO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2022v5n1ID24436Resumo
Este presente artigo propõe uma reflexão sobre a relação do artista, em particular, os fazedores da arte teatral, e suas potencialidades frente à onda negacionista que vem se alastrando no Brasil e que aniquila a identidade de sua nação. Logo, paralelamente, este trabalho discorre também sobre o valor que a memória, e a história, possuem sobre a construção da identidade de um indivíduo e, intrinsecamente, de um povo. Neste contexto, surge o artista-memória, fruto de uma ideia desenvolvida a partir da pesquisa de mestrado em Artes Cênicas, aprofundando o pensamento sobre as marcas e transformações que a arte pode produzir neste contexto atual. Tendo como referencial teórico as ideias do sociólogo Maurice Halbwachs, num diálogo com os pensamentos contemporâneos de Michael Pollak, além das contribuições do historiador Pierre Nora, no que tange, principalmente, o conceito de “homem-memória”, o artista-memória é a reafirmação de que é preciso olhar para o passado, para as memórias, com o objetivo não só de entender o presente, mas bem como criar, conscientemente, o futuro.
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